Participamos do

Uece é uma das melhores universidades estaduais do país, aponta ranking internacional

A universidade cearense se destaca especialmente como a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia
14:01 | Set. 04, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 18h35min

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi classificada entre as melhores estaduais do Brasil pelo THE World University Rankings, produzido pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo. A universidade cearense se destaca especialmente como a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia.

Apenas 11 instituições estaduais brasileiras são listadas no ranking de 2021, estando a Uece entre elas. A lista traz também instituições federais e a Universidade Federal do Ceará (UFC) figura no ranking, vindo logo depois da estadual.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O chefe de gabinete e procurador educacional da Uece, professor Jerffeson Teixeira, conta que o resultado do ranking de 2021 confirma a qualidade da Universidade, demonstrando o quanto a Uece cresce a cada ano. Para ele, o resultado da nova edição do World University Rankings evidencia o compromisso da instituição com a sociedade. "Esses resultados demonstram um belo trabalho desenvolvido na Uece, tanto por professores quanto por servidores e alunos, e reforça nossa responsabilidade enquanto instituição de ensino superior que forma os profissionais para o desenvolvimento da sociedade", aponta Teixeira.

Ainda segundo o chefe de gabinete, o resultado é ainda mais significativo nesse momento de pandemia, quando a "Universidade e a ciência têm sido chamadas a contribuir". "A Uece se sente feliz pelo reconhecimento de sua importância para o Estado do Ceará e do Brasil", disse ao O POVO.

A Universidade entrou no ranking internacional em 2018, estando há três edições participando do levantamento. Essa mesma revista produz também outros rankings, como Melhores da América Latina, Ranking de Impacto das Universidades (onde Uece ocupou no 2° lugar na categoria de "Combate às Desigualdades").

 17° ano do ranking

 

Em seu 17º ano, o THE World University Rankings classificou um total de 1.527 instituições de 93 países, com base em dados de quase 2 mil das principais universidades de pesquisa do mundo e mais de 22 mil respostas de pesquisas de reputação acadêmica.

Outro ponto de destaque no novo ranking é o crescimento da Uece no indicador Perspectiva Internacional, que verifica a capacidade de uma universidade atrair estudantes e professores de todo o mundo e o número de publicações da instituição com autores internacionais.

Quanto às publicações da Uece com autores internacionais, temos como exemplo o artigo intitulado Sustainable, healthy cities: protocol of a mixed methods evaluation of a cluster randomized controlled trial for Aedes control in Brazil using a community mobilization approach, publicado na PubMed no início de 2020, desenvolvido pelo professor da Uece, Andrea Caprara, em parceria com autores de instituições do Canadá e México.

O ranking analisou 13,6 milhões de publicações de pesquisa e mais de 86 milhões de citações em cinco anos de todas as universidades classificadas, com base em dados bibliométricos da Elsevier.

Além do ponto sobre Perspectivas Internacionais, o ranking THE avalia outros 12 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em ensino, pesquisa e transferência de conhecimento.

Clique aqui para ver o ranking completo. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar