Participamos do

Peter Pan lança aplicativo para ajudar no diagnostico precoce de câncer infantojuvenil

O diferencial do aplicativo é ser um chat online em que profissionais da saúde podem tirar dúvidas com médicos oncologistas
11:20 | Set. 03, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Associação Peter Pan lançou nesta quinta-feira, 3, o aplicativo da oncologia pediátrica, APPonco. Disponível em duas versões, uma para profissionais de saúde e outra para o público em geral, o aplicativo traz dicas de cuidados com os pacientes, sugestões de possíveis tratamentos e informações sobre os tipos de câncer. Já é possível baixar o aplicativo na Apple Store e na Google Play.

O diferencial do aplicativo é ser um chat online em que profissionais da saúde podem tirar dúvidas com médicos oncologistas do Hospital Albert Sabin. Segundo a médica oncologista e hematologista pediátrica, que também é e gerente da Técnica Médica da Associação Peter Pan, Sandra Emília Almeida Prazeres, é uma chance de médicos de outros municípios, ou mesmo de Fortaleza, tirarem dúvidas. "Caso as informações que ele queria saber não estejam no FAQ (uma das abas de perguntas frequentes, do aplicativo), ele vai ter a oportunidade de entrar no chat. Se ele ainda tiver dúvida ou não conseguiu esclarecer o que ele desejava a respeito do assunto no aplicativo, ele vai perguntar e ser respondido por um médico onco hematologista pediátrico", afirma.

Todas as informações foram produzidas e selecionadas pelos profissionais da Associação Peter Pan e do Hospital Albert Sabin. Para pais e responsáveis, o espaço tem dicas de como acompanhar o paciente e ajudar no tratamento. "A gente sabe o quanto é difícil para uma família enfrentar um diagnostico do câncer para sua criança. Nem sempre são pessoas que moram na Capital, a maioria mora no Interior do Estado. Eles deixam sua famílias e vêm para Fortaleza para realizar esse tratamento", ressalta Sandra. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A estimativa é que os questionamentos sejam respondidos dentro de um ida. A médica reforça que o aplicativo e suas ferramentas trabalham, principalmente, para um fim: o diagnostico precoce. "Tão breve ele seja descoberto, as possibilidades de cura são bem mais possíveis. Aquele paciente que consegue chegar de forma breve a um serviço terciário de saúde para realizar seu tratamento, a possibilidade de cura dele vai ser bem maior. E com relação as sequelas, elas serão minimas e ou quase não existirão", comenta Sandra Emília.

A importância do diagnóstico precoce

 

Ela explica ainda que pacientes que chegam com o câncer em estágio mais avançado vão precisar se submeter a tratamentos mais intensos, com a utilização de medicamentos mais pesados. Esse processo, segundo a médica, pode gerar consequências em outras partes do corpo, como problemas cardíacos ou renais.

O desenvolvimento da plataforma foi feito em parceria com o Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas (LAR) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Acarati. O projeto inicial foi inscrito em um edital da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer(Coniacc), que apoiou financeiramente.

O lançamento do aplicativo acontece durante o chamado setembro dourado, mês sobre a conscientização do câncer infantojuvenil. A data busca alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de perceber sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer e desse total, cerca de 8.460 serão crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, a cada ano do triênio 2020-2022.

Em 2019, cerca de 2.829 profissionais da área de saúde na Capital do Estado do Ceará e nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Pacatuba, Itaitinga e Horizonte foram capacitados pelo Centro Pediátrico do Câncer, da Associação Peter Pan . Entre eles, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem.

O que é câncer?

 

O câncer também é chamado de “tumor (neoplasia) maligno (a)”. Os órgãos são formados por diferentes tipos de células e, quando um câncer acontece, as células ficam afetadas e crescem rapidamente.

Sintomas

 

Os principais sinais e sintomas são: dores, perda de peso, cansaço constante, “caroços”, manchas e outros. Eles podem aparecer juntos ou separados, de forma rápida ou lenta.

Quais as causas?

 

O desenvolvimento do câncer infantojuvenil está ligado a fatores genéticos herdados ou a mutações adquiridas de causa incerta. Não existem medidas de prevenção da patologia, com exceção da vacina de Hepatite B e HPV, e uma vez no organismo do paciente, o câncer progride de maneira acelerada. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar