Participamos do

362 escolas públicas se destacaram na educação no ano de 2019 e recebem premio Escola Nota Dez

Mais de 275 mil alunos foram avaliados para o resultado
12:49 | Ago. 11, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em evento realizado virtualmente na manhã desta terça-feira, 11, 362 escolas do Ceará receberam o prêmio de Escola Nota Dez por desempenho na educação em 2019. Durante o evento, também foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização. O evento foi apresentado pelo governador Camilo Santana (PT), pela vice-governadora, Izolda Cela, e da titular da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Eliana Estrela.

LEIA MAIS  | Todos os 184 municípios alcançaram a alfabetização desejada para o 2º ano do Fundamental

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na 12º edição da premiação, 150 escolas públicas com os melhores resultados no 2º do fundamental, 150 do 5º ano e mais 62 escolas de 9º ano estão sendo contempladas. O premio é baseado nos resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará(Spaece). 

Normalmente, o evento é presencial e reúne profissionais e secretários da área da educação cearense, mas foi adaptado pela pandemia de Covid-19. Prefeitos, secretários e diretores das escolas receberam os premios nas sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Credes). 

Para ter resultados considerados adequados para o premio as escolas de 2º, 5º e 9º anos devem ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e, que após serem avaliados deve atingir, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.

 

Resultados

Para chegar nos resultados analisados, segundo a Secretaria de Educação do Estado Ceará (Seduc), 275.609 alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 4.347 escolas públicas participaram da avaliação externa, que identificou e analisou o nível de desempenho dos estudantes.

As instituições educacionais vão receber em dinheiro um valor equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado. Mesmo as que ainda precisam melhorar os resultados, vão receber apoio de R$ 1 mil. O pagamento das premiadas será feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total com a aprovação de um Plano de Aplicação de Recursos Financeiros. Já a segunda, será repassada após a escola atender a condições com a comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica, a manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e a melhoria dos resultados da escola apoiada.

Em primeiro lugar na categoria para alunos do 2º ano ficou a escola EMEF Maria De Nazaré Parente Braga de Santa Quitéria. Na faixa dos alunos do 5º ano, o premio foi para a Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes e para alunos do 9º a premiação foi para a EEF Francisco Das Chagas e Silveira, no município de Cruz.

Todas os municípios em nível adequado

Pela primeira vez, todos os 184 municípios do Ceará alcançaram a alfabetização com a conclusão do 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2007, apenas 14 cidades atingiram a meta. Nos dados apresentados, 92,7% das crianças foram alfabetizadas na etapa certa em 2019. Em 2007, o percentual era de 39,9%.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar