Participamos do

Saiba como participar da "Caminhada com Maria 2020" realizada em formato virtual

Evento terá início às 12h do dia 15 de agosto e será transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da Arquidiocese de Fortaleza

Caminhada com Maria, procissão católica que acontece desde 2003 em homenagem à padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, ocorrerá em formato virtual pela primeira vez. A mudança é consequência da pandemia de coronavírus e o risco de contaminação associado à aglomerações. Marcado para o dia 15 de agosto, a partir das 12h, a celebração será transmitida ao vivo por meio do perfil no Facebook e do canal do Youtube da arquidiocese da Capital.

A celebração deste ano terá como tema a premissa “Maria caminha conosco no cuidado pela vida”. E assim como o lema, “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”, também faz referência à Campanha da Fraternidade de 2020.

Como vai funcionar o evento no novo formato ?

A Pastoral da Comunicação (Pascom) irá realizar todo o trabalho de produção do evento ao vivo. As celebrações serão feitas na Catedral Metropolitana de Fortaleza, à portas fechadas e sem a presença de fiés.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A recitação do Rosário será dividida de acordo com as quatro Regiões Episcopais Metropolitanas (REM) que estão em Fortaleza. A subdivisão por bairros pode ser consultada no site da arquidiocese da Capital.

De ínicio, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, a Região Episcopal Metropolitana Bom Jesus dos Aflitos, a Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora da Conceição e a Região Episcopal Metropolitana São José rezarão, em conjunto, um terço.

Em um segundo momento, cada região escolherá previamente cinco Paróquias Marianas, para que cada uma reze um mistério de cada terço. A escolha das paróquias será feita pelos respectivos vigários episcopais e suas coordenações pastorais. A ideia partiu do arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio, segundo informou a Pascom.

A divisão geral do Rosário ficará da seguinte forma:

REM Nossa Senhora da Assunção – Mistérios Gozosos
REM Bom Jesus dos Aflitos – Mistérios Luminosos
REM Nossa Senhora da Conceição – Mistérios Dolorosos
REM São José – Mistérios Gloriosos

Como ter acesso ao livro de orações deste ano ?

A Pascom ressalta que o livro contendo todas as as orações, reflexões e cânticos da 18ª Caminhada com Maria será disponibilizado gratuitamente para toda a população por meio do site da arquidiocese da Capital. O material foi preparado pelo arcebispo de Fortaleza e pode ser baixado clicando aqui.

Patrimônio Cultural Imaterial

O evento, desde o dia 5 de junho de 2015, é considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil. O reconhecimento da Caminhada com Maria como bem sociocultural brasileiro ocorreu em decorrência de sanção presidencial por meio da lei nº 13.330. Tradicionalmente, os fiéis percorrem a pé, cerca de 12 km das ruas de Fortaleza, entre orações, cânticos e homenagens a padroeira da Cidade.

O percurso normal ocorre partindo do Santuário da padroeira no bairro Nova Assunção até a Catedral Metropolitana, próximo ao litoral. Apesar da ausência do trajeto e da proximidade física entre os fiéis, o arcebispo da Cidade pontua que a procissão mantém sua intensidade pelos votos de fé de cada indivíduo.

“Nosso caminhar será diferente: mais recolhido, em isolamento social, mas não menos verdadeiro e profundo, pois somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!”, explicou Dom José Antonio em entrevista ao O POVO na última sexta-feira, 25, ao anunciar que a procissão deste ano seria em formato virtual.

SERVIÇO 

Caminhada com Maria 2020 - Formato Virtual

Onde acompanhar: 
No canal do Youtube e no perfil no Facebook da arquidiocese de Fortaleza
Quando: Dia 15 de agosto, às 12h
Como conseguir o livro de orações: O livro está disponível gratuitamente clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar