Participamos do

Do sertão cearense para o mundo: escritório de arquitetura em Juazeiro concorre a prêmio internacional

A empresa foi a única do nordeste com projeto escolhido para representar o Brasil na competição
16:42 | Jul. 27, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Localizado em Juazeiro do Norte, Sertão do Ceará, o escritório Lins Arquitetos Associados está concorrendo ao 3° prêmio Oscar Niemeyer para arquitetura latino americana, de iniciativa da Rede Bienal de Arquitetura da América Latina (REDBAAL). A empresa concorre com o projeto da Academia-Escola do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), e foi o único escritório do nordeste escolhido para representar o Brasil na competição.

Além do escritório nordestino, outras 19 empresas de arquitetura do País tiveram projetos selecionados para representar a Nação, sendo elas de estados das regiões Norte, Sul e Sudeste. A premiação é uma das mais importantes da área e está prevista para acontecer em novembro deste ano, na Bienal Panamericana de Arquitectura de Quito, no Equador.

Conduzindo a empresa junto a seu pai, irmã e esposa, George Lins, um dos sócios do Lins Arquitetos, ressalta que a visibilidade que o escritório está tendo mediante competição é importante para se discutir a arquitetura nordestina, feita no sertão cearense. " Isso leva essa arquitetura regional a um patamar de destaque", pontua.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A empresa foi fundada em 2011 e desde então atua “adaptando edifícios ao clima, absorvendo aspectos culturais e utilizando necessariamente materiais e mão-de-obra presentes na região”. Em 2019, ela chegou a ser mencionada como o futuro da arquitetura brasileira pelo site Archdaily, o portal da área mais visitado do mundo.

Academia-Escola Unileão

O projeto da empresa selecionado para concorrer ao prêmio é uma academia que funciona dando suporte ao curso de educação física da Unileão. O escritório pensou e desenvolveu o espaço de forma inusitada, com cinco divisões circulares destinadas a atividades diferentes.

O espaço ainda tem varandas do mesmo formato e foi todo construído em tijolo cerâmico maciço, tipo característico da região. De acordo com George, o produto foi utilizado para contribuir na adaptação do projeto ao ambiente, funcionando como uma "pele externa" que consegue filtrar a luz do sol e, consequentemente, deixar o espaço com menos calor e mais ventilado.

Essa não é a primeira vez que o projeto concorre a uma premiação. Em 2019, ele chegou a fazer com que a empresa fosse premiada na IABsp 2019, evento renomado e de alto destaque, que avalia produções da arquitetura nacional. 

Confira fotos do projeto: 

Clique na imagem para abrir a galeria

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar