PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Arce tem aumento de mais de 4.000% em buscas por informações no mês de abril

A área de transporte intermunicipal foi a que teve o maior índice de crescimento, com um aumento de 3.850% (três mil e oitocentos e cinquenta por cento), totalizando 231 registros.

Lucas de Paula
14:48 | 01/06/2020
 Na área de energia elétrica, o aumento foi de 40%, com 4.445 registros de buscas por informações. (Foto: Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Na área de energia elétrica, o aumento foi de 40%, com 4.445 registros de buscas por informações. (Foto: Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) registrou aumento de 4.048% (quatro mil e quarenta e oito por cento) nas buscas por informações durante o mês de abril. Os dados foram comparados com os três primeiros meses do ano. Para chegar ao número foram considerados registros das áreas de saneamento básico, energia elétrica e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Segundo a agência, na área de energia elétrica, o crescimento foi de 40%, com 4.445 registros em abril. Nos meses de janeiro, fevereiro e março os númeors foram 3.523, 2.669 e 3.327, respectivamente. Já no saneamento básico, o aumento de solicitações de informações foi de 158%, em um total de 481 pedidos. Nos meses anteriores os números foram de 189, 153 e 216 solicitações.

A área de transporte intermunicipal foi a que teve o maior índice de crescimento, com um aumento de 3.850% (três mil e oitocentos e cinquenta por cento), totalizando 231 registros. Nos meses anteriores - janeiro, fevereiro e março -, o número era de apenas 2, 2 e 15 registros.

Reclamações

Enquanto a busca por informações aumentou, as reclamações na ouvidoria da Arce tiveram reduções. No que diz respeito ao setor de energia elétrica, foram 10% a menos de ligações insatisfeitas, com 1.055 registros. Desses, os principais motivos para reclamação foram variação de consumo, consumo elevado, erro de leitura, falta de energia, classificação de unidade Consumidora Residencial Baixa Renda, Cobrança Indevida e Alteração Cadastral (Titularidade/Nome).

Na área de transporte intermunicipal, a redução foi de 92%. Os principais motivos estavam relacionadas ao Decreto Estadual nº 33.519, que suspendeu serviço de transporte rodoviário intermunicipal.

Já no saneamento o número de reclamações manteve-se na média, tendo como principais motivos para ligações: falta de água ou baixa pressão, cobrança indevida, fuga/ extravasamento de esgoto em via pública, vazamento na ligação predial/ rede de água e pedido de ligação de água.