Participamos do

Último domingo da quadra chuvosa inicia com chuva em 40 municípios do Ceará

O maior registro foi em Fortim, que apresentou 90mm, seguido de Beberibe, com 63 mm

Neste domingo, 31, o último da quadra chuvosa de 2020, cerca de 40 municípios cearenses registraram chuvas desde meia-noite, segundo dados colhidos do sistema de monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 9h30min nesta manhã. A região de Caucaia, área metropolitana de Fortaleza, marcou a terceira maior precipitação do Estado, com 52 milímetros (mm). O maior registro foi em Fortim, que apresentou 90mm, seguido de Beberibe, com 63 mm.

Na Capital, as precipitações foram moderadas, com um volume acumulado no total de 25 mm. A chuva havia sido prevista ontem, e atingiu a Cidade vindo pelo litoral, no sentido Aquiraz - Fortaleza . O clima fica ameno na região, com máxima de 23 °C. A previsão da Funceme aponta que até dia 1º de junho, há possibilidades de chuva, em especial na região da faixa litorânea e no Maciço de Baturité.

Na Capital, as precipitações foram moderadas, com um volume acumulado no total de 25 mm
Na Capital, as precipitações foram moderadas, com um volume acumulado no total de 25 mm (Foto: Divulgação)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Situação hídrica

O Ceará inicia o último domingo da quadra chuvosa de 2020 com 34.66% de sua capacidade total de armazenamento hídrico. No estado, 35 açudes e reservatórios estão sangrando, ou seja, com capacidade acima do limite, 58 estão com volume de água acima dos 90% de sua capacidade. Em cenário menos favorável, 48 reservatórios estão volume de água abaixo dos 30%.

A região metropolitana de Fortaleza apresenta cenário favorável, os 22 reservatório que abastecem os municípios, apresentam 72% de seu volume de armazenamento preenchido.

Os piores cenários encontrado no Estado são nas regiões de Banabuiú e Médio Jaguaribe. Na área de Banabuiú, que envolve os municípios nas adjacências de Quixeramobim, o volume armazenado, somando os 19 reservatórios da região, é de 14% da capacidade.

No Médio Jaguaribe, a situação é semelhante, o volume de água armazenado nos 15 reservatórios presentes na região é de 15,4% da capacidade. O reservatório Castanhão está localizado nesta região, e conta com apenas 16% de sua capacidade.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar