Participamos do

Ereré não trocou o nome do município; entenda

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o nome foi alterado, mas, segundo o órgão, houve apenas mudanças no banco de dados; cidade realmente já teve o nome com o acento circunflexo, mas era um apelido entre os moradores.

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis municípios brasileiros alteraram seu nome oficial entre março de 2019 e janeiro de 2020. Entre os municípios, está a cidade cearense de Ererê, a 320 km de Fortaleza, que supostamente teve seu acento circunflexo substituído pelo acento agudo na letra E, ficando com a alteração oficial como "Ereré". No entanto, desde a criação do município em 1987, o nome sempre foi "Ereré', apesar da escrita incorreta em órgãos oficiais.

Segundo relatos de fontes da Cidade, a confusão gramatical realmente ocorreu por um tempo. A pronúncia da letra E com o som do acento circunflexo soava mais agradável do que a do acento agudo, como conta um dos ex-prefeitos da Cidade José Romilton Cavalcante. O político ficou por dois mandatos no cargo e conta que chegou a receber ligações de amigos que avisaram sobre a suposta mudança de nome do município. "Algumas pessoas que chamavam 'Ererê'. Mas sempre foi 'Ereré'", garante. 

Historiador pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Tibúrcio Eduardo sempre destinou suas pesquisas acadêmicas às formações de municípios cearenses, o que inclui a cidade de Ereré. Eduardo conta que o apelido dividiu os moradores entre os anos de 2000 a 2012, no qual habitantes mais antigos da região costumavam chamá-la como 'Ererê'. "Em um determinado tempo, as próprias administrações foram colocando a cidade com o nome e essa parte da população passou a informar a alguns órgãos oficiais que a pronúncia era Ererê'", diz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante a época, o então estudante incrédulo com a ortografia errada passou a estudar o caso. Solicitou documentos antigos, conversou com moradores e fez um trabalho de mobilização com a cidade com o objetivo de comprovar o acento agudo na vogal. A pesquisa veio a ser tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). "Foi algo muito pequeno que se tornou grande devido a esse acento circunflexo que veio sem a mínima necessidade", explica.

O POVO teve acesso aos registros do decreto que oficializa a separação do município da região de Pereiro, criando, assim, a cidade de Ereré em 4 de junho de 1987. No documento, o nome da cidade está com acento agudo no E. Em nota, o IBGE afirmou que a mudança apenas ocorreu em sua base de dados para se adequar ao nome correto do município, que sempre foi Ereré. Não houve nenhuma solicitação por parte do município para realizar a alteração da grafia. 

Apesar da confusão, Ereré já teve outros nomes

A região nasceu durante a expansão da pecuária no Ceará, no século XVII. Uma fazenda de gado do pe. Daniel Fernandes de Moura, que construiu junto de seu cunhado uma capela, deu início a um povoado. No início, foi chamado de Saco de Orelha em homenagem ao cavalo de estimação do padre, que posteriormente foi encontrado morto em outra região que viria a ser povoada com outros moradores, dentro do município de Pereiro.

Em 1918, passou a ser chamada de Ipiranga até a década de 1940, quando houve uma demarcação do município com o intuito de elucidar sobre os limites entre Pereiro e Icó, outra região próxima ao então povoado. O então presidente da República, Getúlio Vargas, tomou conhecimento da região e não aceitou a nomeação do povoado de Ipiranga e, em 1944, o então prefeito Humberto Queiroz mudou o nome da região para o nome Tupi Ereré. O nome traduzido da língua significa "marreca", ave da família dos anatídeos muito comum em avoadas nordestinas. 

Marreca-cabocla é uma das espécies de marreca que residem no Brasil
Marreca-cabocla é uma das espécies de marreca que residem no Brasil (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Por décadas a região fez parte da microrregião de Serra de Pereiro até mobilizar-se por sua emancipação no dia 16 de maio de 1985. A eleição foi decretada em outubro do mesmo ano, com 95% de aprovação dos eleitores da época. Ereré foi oficializada como município dois anos depois e separada de Pereiro. A cidade comemora anualmente seu aniversário de emancipação e tem como seu padroeiro o Senhor Bom Jesus da Agonia. Segundo Eduardo, é a única cidade do Brasil a ter tal devoção, originada pelos casos de gripe espanhola que aconteceram na cidade durante a década de 20.

Desde 2007, o município de Ereré é constituído de três distritos: Ereré, São João e Tomé Vieira. As informações são do IBGE e do Anuário do Ceará.  

Com informações da Agência Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar