Semana de enfrentamente à LGBTfobia tem programação com lives
Ao todo serão sete dias de programação. A ação é idealizada pela Coordenadoria de Políticas para LGBT e tem a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, como primeira convidada.
A semana de enfrentamento à LGBTfobia terá programação especial com lives no Instagram da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), para debater assuntos ligados ao universo LGBT. Com o tema principal “Tempos de Resistência, Empatia e Cuidados”, a primeira live será transmitida às 16h30 deste domingo, 17, Dia Mundial de Combate à LGBTfobia.
LEIA MAIS | TJA realiza programação pelo Dia Internacional Contra a LGBTfobial
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao todo, serão sete dias de programação. A ação é idealizada pela Coordenadoria de Políticas para LGBT e tem a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes, como primeira convidada. Para Lia, dentro de uma democracia é necessário garantir e respeitar os direitos das pessoas LGBTs. “Ser punido por demonstrar afeto é anti-humano, anti-democrático. Todo preconceito viola o direito supremo de ser quem se é. Esta semana pretende ser um meio de diálogo aberto com o segmento LGBT para que possamos construir juntos políticas públicas que atendam as demandas e os desafios desta nova conjuntura”, afirma.
Narciso Júnior, coordenador de Políticas Públicas para LGBT da SPS, acredita que o fato do brasil ser um país conservador faz com que o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia seja, acima de tudo, um ato político. "Esta semana de debates virtuais é para que possamos nos fortalecer e encontrar estratégias de superação e resistência neste momento tão difícil", afirma, lembrando ainda do serviço de denúncia aos LGBTs. "Se você sofrer agressão física ou verbal, ou mesmo se presenciar, denuncie, disque 155, que a ouvidoria encaminhará o caso para os órgãos cabíveis”, lembra.
Programação de Lives no Instagram @direitoshumanosce:
17/05, domingo, às 16h30 - LGBT: É Tempo de Resistir, com Lia Gomes - Secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS e Narciso Júnior - Coordenador de Políticas Públicas para LGBT da SPS
18/05, segunda, às 17h - Saúde mental e Emocional de Pessoas LGBT em Tempos de Coronavírus
Priscila Costa, psicóloga clínica de adultos e casais. Atende pessoas LGBTQIA+ e pessoas em relações amorosas não-monogâmicas (poliamoristas, relações abertas e trisais) é uma das idealizadoras do Projeto VerAmor e coordenadora do Instituto Caroline Vieira.
19/05, terça, às 17h - Os Desafios das Políticas Públicas para LGBT em Tempos de Pandemia
Marcelo Natividade, antropólogo, jornalista, cantor popular, professor da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Observatório Nacional da Política LGBT na UFC.
20/05, quarta, às 17h - LGBTFOBIA no Esporte: Desafios da Inclusão no País do Futebol
Renan Ridley - diretor dos CanGAYceiros
21/05, quinta, às 17h - Visibilidade em Saúde dos Homens Trans e Transmasculinos: Inclusão, Respeito e Protagonismo em Tempos de Coronavírus
Kaio Lemos - mestrando em Antropologia e presidente da Associação Transmasculina do Ceará
Gabriel Pontes - mestrando em Sociologia e integrante do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Subjetividade.
22/05, sexta, 17h - Transfobia e Enfrentamento da Violência Doméstica contra Mulheres Travestis e Transexuais durante a Pandemia
Silvinha Cavalliere - Coordenadora de Articulação Regional de Políticas para Mulheres da SPS e Conselheira Nacional dos Direitos da Mulher pela UNALGBT, e Baterfly Silva, ativista do movimento LGBT e presidenta da Associação de Travestis, Transexuais e Homossexuais de Iguatu
23/05, sábado, 17h - Visibilidade e cuidados com as Mulheres Lésbicas e Bissexuais em Tempos de Pandemia.
Alessandra Xavier - Doutora em Psicologia Clínica e Psicobiologia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).