PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Trator é apreendido em Flecheiras após ser usado para mover dunas

Moradores locais fizeram denúncia e policiais BPMA/PMCE atenderam a demanda; veja vídeo

Gabriel Lopes
21:51 | 11/05/2020
Flagrante do trator em duna de Flecheiras
Flagrante do trator em duna de Flecheiras (Foto: LEITOR VIA WHATSAPP)

Neste domingo, 10, um trator foi avistado movendo dunas em um terreno na praia de Flecheiras, no município de Trairi. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente da Polícia Militar do Ceará (BPMA/PMCE) foram até o local e constataram a denúncia de moradores. Os policiais apreenderam o trator, que foi encaminhado para procedimento da Polícia Federal. Segundo a secretaria, o local é uma área de preservação ambiental (APA) e a sua degradação é um crime ambiental.

De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, os moradores locais se manifestaram contra a presença do trator na região.

O terreno pertence ao deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB-CE), “por concessão da União”, de acordo com ele. Leonardo afirma que o terreno está devidamente legalizado junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que não há uma APA na região, cujo terreno pertence ao deputado desde 2014, e que a obra referida é uma drenagem, pois os proprietários do terreno em frente, do outro lado da CE, jogaram (as dunas) dentro do seu terreno e estaria causando dano de assoreamento da terra.

Ele também ressaltou que o terreno respeita os limites de pré-mar, além de possuir concessão da União desde 28 de fevereiro de 2018 e que há permissão da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE) disse que a área não é unidade de conservação estadual, portanto, não é de competência da Sema-CE. A região é uma unidade de conservação do município de Trairi e a responsabilidade é da secretaria do Meio Ambiente do município. Contudo, a Sema-CE acionou o BPMA-CE, que foi até o local atender a ocorrência.

Veja vídeo