Participamos do

Trator é apreendido em Flecheiras após ser usado para mover dunas

Moradores locais fizeram denúncia e policiais BPMA/PMCE atenderam a demanda; veja vídeo
21:51 | Mai. 11, 2020
Autor Gabriel Lopes
Foto do autor
Gabriel Lopes Estagiário de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Neste domingo, 10, um trator foi avistado movendo dunas em um terreno na praia de Flecheiras, no município de Trairi. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que policiais do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente da Polícia Militar do Ceará (BPMA/PMCE) foram até o local e constataram a denúncia de moradores. Os policiais apreenderam o trator, que foi encaminhado para procedimento da Polícia Federal. Segundo a secretaria, o local é uma área de preservação ambiental (APA) e a sua degradação é um crime ambiental.

De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, os moradores locais se manifestaram contra a presença do trator na região.

O terreno pertence ao deputado estadual Leonardo Araújo (PMDB-CE), “por concessão da União”, de acordo com ele. Leonardo afirma que o terreno está devidamente legalizado junto à Superintendência de Patrimônio da União (SPU), que não há uma APA na região, cujo terreno pertence ao deputado desde 2014, e que a obra referida é uma drenagem, pois os proprietários do terreno em frente, do outro lado da CE, jogaram (as dunas) dentro do seu terreno e estaria causando dano de assoreamento da terra.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ele também ressaltou que o terreno respeita os limites de pré-mar, além de possuir concessão da União desde 28 de fevereiro de 2018 e que há permissão da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema-CE) disse que a área não é unidade de conservação estadual, portanto, não é de competência da Sema-CE. A região é uma unidade de conservação do município de Trairi e a responsabilidade é da secretaria do Meio Ambiente do município. Contudo, a Sema-CE acionou o BPMA-CE, que foi até o local atender a ocorrência.

Veja vídeo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar