Participamos do

Previsão da Funceme indica chuvas intensas na Região Jaguaribana nesta quinta

A expectativa é que todas as macrorregiões tenham chuva em mais de 50% das suas áreas, nesta quinta-feira.
08:43 | Abr. 16, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para esta quinta-feira, 16, a previsão do tempo indica eventos de chuva em todas as regiões do Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o atual cenário se dá pela maior influência das Ondas de Leste. A expectativa é de que nesta quinta-feira, as precipitações alcancem mais de 50% das áreas das macrorregiões do Estado.

Conforme análise das condições meteorológicas no entorno da região Nordeste, a Funceme observou que há o deslocamento dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) para o Ceará. Também conhecido como Ondas de Leste, esse sistema é um dos principais indutores de precipitação na região mais ao Leste do Nordeste brasileiro, durante o período de abril e julho.

Considerando a influência desse sistema meteorológico para a formação de áreas de instabilidade no território cearense, a tendência é de chuvas mais intensas no Estado nesta quinta-feira, principalmente na Região Jaguaribana, afirma a Funceme. Já a previsão para a sexta-feira, 17, é de nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa condição do tempo indicada pela Funceme também influenciou as chuvas da última quarta-feira, 15, quando choveu em pelo menos 34 cidades cearenses, de acordo com o balanço parcial. No período de 24 horas até as 7 horas desta quinta-feira, o maior acumulado foi observado no posto de Aruaru, em Morada Nova, com 49.0 milímetros de chuva.

Dez maiores acumulados até às 8h20min

Morada Nova (posto Aruaru): 49.0 mm
Quixadá (posto Ac. Pedras Brancas): 42.3 mm
Uruoca (posto Uruoca): 36.0 mm
Marco (posto Panacui): 34.1 mm
São Gonçalo do Amarante (posto Croata): 34.0 mm
Coreaú (posto Sitio Urubu): 33.0 mm
Quixeramobim (posto Quixeramobim): 32.0 mm
Irauçuba (posto Missi): 31.0 mm
Itapipoca (posto Arapari): 30.0 mm
Tamboril (posto Açude Carão): 27.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar