PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Fortes chuvas transbordam açude, alagam ruas, e causam transtornos em cinco cidades cearenses

Juazeiro do Norte, Crato, Tarrafas, Santana do Cariri e Potengi estão entre as cidades afetadas pelas chuvas

Ismia Kariny
10:13 | 26/03/2020
Potengi
Potengi (Foto: WhatsApp O POVO)

Pelo menos cinco municípios do Ceará tiveram prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Em Juazeiro do Norte, uma precipitação de 133 milímetros deixou ruas alagadas, arrastou carros e motos e causou estragos nas vias da cidade. Com o fluxo intenso de água, há ainda o risco de um açude no bairro Campo Alegre romper. O município de Crato também registrou alagamentos, veículos arrastados, e ruas intransitáveis. As cidades de Tarrafas, Santana do Cariri e Potengi também foram afetadas pelas chuvas desde a terça-feira, 24.

No bairro do Seminário, em Juazeiro do Norte, foram registrados pontos de alagamentos. O mercado do Pirajá foi tomado pela água. A lagoa do bairro Lagoa Seca transbordou, e na comunidade de Campo Alegre, há ainda a iminência de um açude romper. Representantes da Prefeitura da Cidade visitaram diversos locais para constatar os problemas causados em ruas como a São Benedito, onde houve vários estragos, além da Avenida Castelo Branco e no bairro Timbaúbas.

Alguns pontos receberam sinalização e, nesta quinta-feira, 26, o secretário de Infraestrutura, Isaac Daniel, irá percorrer as áreas onde haverá a necessidade da presença de máquinas e homens para reparos. O objetivo, segundo o secretário, é minimizar os estragos.

Outras cidades foram afetadas pelas fortes chuvas

O canal do Rio Granjeiro, que corta a cidade do Crato, chegou a transbordar, deixando as ruas do entorno alagadas e intransitáveis. A água cobriu as ruas do entorno e famílias ficaram desabrigadas. Em Tarrafas, também sob fortes chuvas na última quarta-feira, 25, os pontos de alagamento deixaram pessoas isoladas. Já na terça-feira, 24, uma precipitação de 130 milímetros, registrada no posto Barreiros de Baixo, fez transbordar o açude que abastece o município de Potengi, deixando ruas alagadas e famílias desabrigadas.

Na tarde dessa quarta-feira, 25, a forte chuva em Santana do Cariri fez alagar a rua São Pedro, no Centro. Além de deixar um trecho interditado próximo ao colégio Generosa Amélia da Cruz. A chuva proporcionou ainda a sangria da barragem que dá acesso aos distritos de Brejo Grande e Pontal da Santa Cruz. Segundo os moradores, a rodovia que liga o Centro ao distrito de Brejo Grande ficou praticamente intransitável.

Clique na imagem para abrir a galeria

 

Segundo informações da Defesa Civil do município de Crato, 10 famílias foram retiradas de uma área de risco e foram realocadas para o aluguel social. A ação da defesa civil ocorreu na madrugada de hoje, 26 de março, no bairro Muriti, durante uma chuva de 50mm.

De segunda-feira (23) até quinta-feira (26) desta semana, as temperaturas máximas de ar foram de 32°C e 33,7°C. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou umidades relativas, entre 70% e 90% ao longo do dia, além de velocidades de vento quase nula, com média de 5 km/h. Rajadas também não têm sido fortes, ainda de acordo com o órgão. Isso aumenta a sensação de calor ao longo do dia.

Para os próximos dias, a previsão em Fortaleza é de chuvas isoladas entre madrugada e manhã, com possibilidade no período da tarde. Ao longo dos próximos três dias, a tendência segue de céu variando entre parcialmente nublado e claro.

Com informações de Amaury Alencar