Participamos do

Chuvas no Ceará alcançam a média histórica para março em 19 dias

O acumulado positivo de chuvas para o Estado já era previsto no prognóstico trimestral divulgado pela Funceme no início do mês
11:43 | Mar. 18, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em 19 dias, o volume de precipitação no Ceará atingiu o esperado para todo o mês de março, com 206.3 milímetros de chuva, 1.4% acima da média histórica, quando a normal climatológica para o período é de 203.4 milímetros. As macrorregiões que ajudaram a subir a média de chuvas do Estado foram o Cariri, Litoral de Fortaleza e o Litoral Norte, com respectivamente 265.7 mm, 220.4 mm e 219 mm. No entanto, conforme observado no balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apenas o Cariri e o Sertão Central e Inhamuns apresentaram chuvas acima da média para março.

Segundo a Funceme, os dados apresentados até esta sexta-feira são preliminares, e há possibilidade de variação nos próximos dias. A média poderá, inclusive, variar para abaixo do observado.

O Cariri teve o maior percentual de chuvas registradas em março, com 265.7 milímetros, 21.7% de precipitação a mais da normal, de 218.4 milímetros. Enquanto no Sertão Central e Inhamuns, as chuvas superaram em 15% a média para o mês, com 200.1 milímetros, quando a normal é de 174.1 mm. Já o Litoral de Fortaleza e o Litoral Norte, apesar de estarem entre as regiões com maiores acumulados, seguem abaixo da normal, com respectivamente 12.8 e 18 pontos percentuais negativos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As demais macrorregiões também continuam com menores acumulados. O Litoral de Pecém e Maciço de Baturité registraram 157.2 mm e 151.3 mm, distantes da normal por respectivamente 32.7 e 28.6 pontos percentuais. Já as regiões Jaguaribana e Ibiapaba, tiveram 178.8 mm e 194 mm de chuva acumulados, ficando abaixo da média por 7.7 e 17.4 pontos percentuais negativos.

O acumulado positivo de chuvas para o Estado já era previsto no prognóstico trimestral divulgado pela Funceme no início do mês. A previsão apontava a mesma probabilidade (40%) para as chuvas de março ficarem dentro ou acima da média, com 20% de chances de ficarem abaixo da média.

A quadra chuvosa tem apresentado chuvas intensas desde fevereiro, o primeiro mês da estação, que também registrou bons acumulados de chuva. Todas as regiões superaram a média mensal e as chuvas ficaram 62.1% acima da normal. Em janeiro, ainda em pré-estação, houve precipitações 41% acima da média.

Reservatórios do Estado

Atualmente, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 70 estão com volume abaixo dos 30% e 30 acima dos 90%. O Ceará já alcançou 20.76% da capacidade total dos reservatórios. Enquanto os principais açudes do Estado continuam com baixo volume de água armazenado. O Castanhão, por exemplo, tem neste momento 5.03% de sua capacidade total, seguindo Orós e Banabuiú, que apresentam respectivamente 7.79% e 6.4 % em volume armazenado. As informações são do Portal Hidrológico do Ceará.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar