Participamos do

Açude Gomes em Mauriti é o 17º reservatório a sangrar no Ceará

Ao todo, os 155 açudes monitorados têm atualmente 16,36% de volume
08:26 | Mar. 06, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O número de açudes sangrando subiu para 17 nesta sexta-feira, 6, segundo o monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O Açude Gomes, localizado no município de Mauriti, na Região do Cariri, transbordou com 100.26% de volume atingido.

Dos reservatórios monitorados pelo Companhia, outros 23 estão com a capacidade acima de 90%. No entanto, existem 89 açudes que estão com volume inferior a 30%, conforme observado no portal Hidrológico do Ceará. Ao todo, os 155 açudes monitorados têm atualmente 16,36% de volume.

Conforme a resenha diária da Cogerh, foram registrados aportes em 90 reservatórios, com destaque para os açudes Angicos, Aracoiaba, Araras, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Cedro, Edson Queiroz, Figueiredo, Frios, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas, Pentecoste e Taquara. O aporte permitiu que o açude Flor do Campo deixasse o volume morto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre os principais reservatórios que abastecem o Estado, o açude Castanhão, na bacia do Médio Jaguaribe, está com 3.04% da capacidade total de armazenamento. Enquanto o açude Orós, no alto Jaguaribe, tem 4.75 % de volume; e o Banabuiú, na bacia de mesmo nome, registra 6.11 %. Há ainda 14 açudes secos e 21 com volume morto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar