Participamos do

Conheça a rotina das tropas da Operação Mandacaru em Fortaleza

Por prorrogação do Governo Federal, 2,5 mil policiais de seis estados brasileiros atuam em Fortaleza, Crato e Juazeiro até dia 6 de março
10:09 | Mar. 02, 2020
Autor Catalina Leite
Foto do autor
Catalina Leite Repórter do OP+
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após 13 dias, a paralisação dos policiais militares foi encerrada neste domingo, 1º de março. Os amotinados aceitaram acordo negociado com uma comissão formada por representantes dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. A assinatura do acordo ocorrerá hoje, 2, no Ministério Público do Ceará (MPCE).

Enquanto a rotina dos policiais cearenses é normalizada, a reportagem do O POVO acompanha a atuação de alguns dos 2,5 mil militares da Operação Mandacaru. Os soldados da operação de Garantia da Lei e Ordem (GLO) permanecem atuando até dia 6 de março em Fortaleza, Crato e Juazeiro, após prorrogação do Governo Federal.

Acampamento no ginásio da Base Aérea de Fortaleza.
Acampamento no ginásio da Base Aérea de Fortaleza. (Foto: AURÉLIO ALVES)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde o dia 21 de fevereiro, as tropas da Operação Mandacaru provenientes de seis estados brasileiros amanhecem no ginásio da Base Aérea, que virou acampamento lotado com barracas e beliches esverdeadas. A alvorada - termo utilizado para descrever o início das atividades - ocorre às seis horas da manhã. Após a alvorada, enquanto os homens tomam café da manhã, o Estado Maior (grupo composto pelos militares mais antigos e com patentes mais altas) faz o planejamento da patrulha nos bairros.

Normalmente, as tropas saem em comboios de quatro veículos para cumprir as atividades programadas. Completamente equipada com colete a prova de balas e capacete, a reportagem do O POVO acompanhou um marruá - veículo leve para operações. Quando necessário, os soldados substituem os carros pelo patrulhamento a pé.

A patrulha dura 24 horas por dia, com turnos. Acompanhe mais detalhes da rotina dos policiais da Operação Mandacaru nas redes sociais do O POVO. 

Informações da repórter Ana Rute Ramires.

Confira abaixo galeria de fotos:

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar