PUBLICIDADE
Noticia

Aracati cancela mela mela e arena de paredões, mas garante segurança na avenida

Mesmo após contratar segurança particular, o município decidiu cancelar as atrações

18:47 | 22/02/2020
Aracati cancela as atrações para evitar novos casos de violência
Aracati cancela as atrações para evitar novos casos de violência (Foto: divulgação)

A Prefeitura de Aracati, distante cerca de 184 km da Capital, cancelou as atrações Arena de Paredões e o Mela Mela, que ocorreriam na Praça da Comunicação, no Centro da cidade. A festa continua normalmente na Avenida Coronel Pompeu, onde ocorrem os shows. 

O município já havia anunciado que não iria abrir mão da festa em razão da crise na segurança pública e contratou segurança particular para o Carnaval. Ao todo, 180 profissionais foram contratados para fazer a segurança, totalizando investimento de R$ 299 mil.

Segundo o chefe da Casa Civil do município, Guilherme Bismarck, o houve um homicídio na tarde deste sábado, 22, na praça em que ocorre o evento. “Estamos garantindo a segurança da avenida, mas nesses locais há mais dificuldades de fazer a revista e ter um controle”, explica.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Delegacia Regional de Aracati instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte de Carlos Felipe Ferreira de Melo, 21, com passagens por pela Polícia por roubo e posse de droga. "A vítima foi morta, neste sábado, 22, no Centro de Aracati, em decorrência de disparos de arma de fogo efetuados pelo soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Ronnieri Uchoa Freire (22). O militar foi detido no local por uma equipe do Regimento de Polícia Montada (RPMon) da PMCE e conduzido para a Delegacia Regional de Aracati para prestar esclarecimentos. A arma do soldado foi apreendida e apresentada na unidade policial. Conforme informações preliminares, a vítima e o policial teriam se envolvido em uma discussão, quando o militar sacou a arma e atirou. O soldado foi autuado em flagrante por homicídio qualificado", destacou a nota da SSPDS.

Bismarck pondera que as atrações não são promovidas pela Prefeitura. “É um movimento espontâneo e cadastramos os paredões já na tentativa de organizar. Ocorre que os jovens chegam e se reúnem ali”, esclarece. Guardas municipais estarão no local para garantir que os equipamentos não se instalem no local e entorno durante todo o Carnaval.

O mela mela da praia de Marjolândia também está confirmado para este domingo, 23. “Apesar de termos cancelado as atividades na Arena dos Paredões, a Prefeitura de Aracati está tomando as providências necessárias para continuar com um Carnaval de muita paz e alegria", afirma a secretária de Turismo do município, Denise Pontes. De acordo com a secretaria, serão 50 seguranças privados, 25 policiais militares, 30 profissionais para apoio e 10 agentes da Guarda Municipal.