PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Cid Gomes deixa UTI e vai para enfermaria; quadro clínico é estável

O POVO conversou com o secretário da Saúde do Ceará, Dr Cabeto, que acompanha o ex-governador em Sobral

Carlos Mazza
07:04 | 20/02/2020
Cid Gomes foi baleado em Sobral
Cid Gomes foi baleado em Sobral (Foto: Reprodução/ Facebook)

Boletim Médico divulgado às 8h40min desta quinta-feira, 20, afirma que o senador Cid Gomes já não precisa de cuidados de terapia intensiva, recebendo alta para a enfermaria. O diretor técnico do Hospital do Coração Padre José Linhares Ponte, de Sobral, Joaquim David Carneiro Neto, informou que "após atendimento  inicial, (Cid) evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal, não mais necessitando de cuidados de terapia intensiva, recebendo, portanto, alta para a enfermaria".

No início da madrugada desta quinta-feira, 20, o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, conversou com O POVO e deu detalhes sobre o estado de saúde do ex-governador Cid Gomes (PDT). Conforme o médico, Cid deverá ser transferido para o hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, já no começo da manhã. As primeiras horas após Cid ser baleado foram de observação sobre possíveis sangramentos, hidratação intensa e reposição de oxigênio. O governador Camilo Santana (PT) deverá visitar Cid Gomes nas primeiras horas da manhã desta quinta. 

"Clinicamente, acho que vai ter condição de transferência, porque o quadro clínico é estável. Não tem sinal de sangramento e nenhum órgão foi acometido", explica Dr Cabeto. Um dos dois projéteis que atingiram Cid perfurou o pulmão, mas não houve sangramento. Nenhum vaso sanguíneo importante e nenhuma área do coração foram afetados. O secretário foi acionado após o ocorrido e levou para Sobral um cirurgião cardíaco e um cirurgião torácico. Cid já estava sendo companhado por médicos intensivistas e um cirurgião. 

"Agora, o que está sendo feito é garantir uma boa hidratação para preservar os órgãos e não ter queda de pressão. Com reposição de oxigênio até o pulmão se expandir completamente. Para garantir que o pulmão se recupere totalmente e acompanhar se o órgão apresentará sangramento", detalhou Dr Cabeto. Conforme ele, Cid está com um dreno no tórax para proteger o pulmão e passando por verificação de débito urinário para detalhar o nível de hidratação. 

Ainda de acordo com o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o projétil que atingiu Cid Gomes parece mesmo ser de calibre .40. 

 

O repórter Carlos Mazza está em Sobral