Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Governo do Ceará promove 18 dias de ações pela visibilidade trans e contra a transfobia

As atividades se estendem de 29 de janeiro até 15 de fevereiro. Principal objetivo é dialogar com setores públicos, empresariais e da sociedade civil
09:01 | Jan. 28, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para LGBT do Estado do Ceará promoverá 18 dias de atividades para visibilidade trans e contra a transfobia. A iniciativa é regulamentada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e tem como tema central “Respeito, Inclusão e Oportunidade”.

O principal objetivo é dialogar com setores públicos, empresariais e da sociedade civil sobre os desafios, resistência e direito à vida de travestis e transsexuais. As ações iniciam nesta quarta-feira, 29, Dia Nacional da Visibilidade Trans, e vão até 15 de fevereiro, Dia Estadual do Enfrentamento à Transfobia.


A programação contará com cursos de capacitação técnica, seminários, rodas literárias, palestras, filmes e debates. Os eventos irão ocorrer na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza, Sertão Central, Cariri e Norte do Estado, como forma de combater o preconceito e a violência contra essa parcela da população. Em 2019, o Brasil foi o país que mais matou pessoas trans no mundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Orientações jurídicas para a retificação de registro civil de pessoas trans, mutirão de agendamento para emissão de RG, seminários de formação para redes socioassistenciais de cidades do Interior e ciclo de palestras nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social também estão na programação. “Queremos visibilizar esse público, trabalhar suas identidades, a possibilidade de se afirmarem. Queremos garantir condições para que eles acessem o mercado de trabalho”, comentou a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, ao divulgar a programação.

 

Para além da violência, a dificuldade de acesso à educação, serviços de saúde básica e ao mercado de trabalho são problemas diários da população trans. Por isso, um dos objetivos centrais da programação é compartilhar experiências exitosas, na perspectiva de sensibilizar as empresas para inserção de trabalhadores e trabalhadoras trans no mercado de trabalho formal. Confira a programação completa das ações no Estado.

 

EM FORTALEZA

Além das ações da SPS, a Prefeitura de Fortaleza também conta com uma programação especial para a semana do Dia Nacional de Visibilidade Trans. As ações incluem mutirões de saúde, rodas de conversa, palestras de conscientização e mostra de produções culturais feitas por pessoas trans. Na Capital, as atividades voltadas para a conscientização sobre a realidade dessa parcela da população começaram no dia 14 de janeiro. Durante todo o mês de janeiro e fevereiro de 2020 serão feitas palestras nas unidades de saúde básica da regional V sobre a importância do nome social no atendimento de pessoas trans.


As ações em Fortaleza irão se concentrar no Cuca Jangurussu e na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, que irá sediar a terceira edição do Dia T, evento marcado para o dia 29, com emissão de carteirinha estudantil com nome social, tira-dúvidas sobre retificação do registro civil, corte de cabelo, maquiagem, sessão fotográfica, bazar solidário, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites Virais, massoterapia, exposição fotográfica e apresentações artísticas. Durante a ação também serão aceitos donativos de roupas de cama, mesa e banho e materiais de higiene para a casa de acolhimento Transformar.

Confira a programações completa

Em Fortaleza

28/01

Grupos de estudos LGBT - Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira - 18h às 20h
Roda de conversa sobre hormonização por conta própria e transfobia no meio LGBT - Cuca Jangurussu - 19h

29/01

Dia T - Serviços à comunidade trans - Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira - 15h às 19h
Cine Debate - Filme: Mulheres Fantásticas - Cuca Jangurussu - 19h

30/01

Atendimento de saúde para homens trans - Hospital Zilda Arns - 8h às 18h
Baile do coletivo Cucaney - Cuca Jangurussu - 18h e 30min

31/01

Exibição de curtas sobre diversidade - Cuca Jangurussu - 14h

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar