Participamos do

Após Enem, cursinhos populares são alternativas para alunos retomarem os estudos

Grande parte são de instituições públicas de ensino superior e já garantiram vagas para alunos em cursos como Medicina
08:00 | Jan. 24, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após as primeiras divulgações de notas do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes que realizaram o exame já passam a ter diversas possibilidades em mente. Dentre elas, a menos esperada: a probabilidade de não entrar no curso que deseja.

Para lidar com a situação, cursos preparatórios para os principais vestibulares do Ceará passam a oferecer inscrições para interessados em ingressarem em uma instituição pública de ensino superior. Os cursinhos estão, em sua grande maioria, localizados dentro das próprias universidades, e já chegaram a aprovar alunos em cursos com altas notas de corte no Sisu, como o de Medicina na Universidade Federal do Ceará. Este ano, a nota de corte divulgada no primeiro dia do sistema foi de 785,34.

Leia mais >> Ceará tem 72 mil inscrições no primeiro dia do Sisu 2020

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Higo Rodrigues cursou todo o seu Ensino Médio como bolsista em uma escola particular e terminou o período escolar em 2017. Após fazer o Enem por quatro anos seguidos, resolveu se inscrever no cursinho do Projeto Novo Vestibular (PNV). As aulas começam em fevereiro e o estudante pretende ingressar no ensino superior público por meio do curso de Jornalismo.

Fique de olho >> Confira a lista de alguns cursinhos populares na Grande Fortaleza 

Ele conheceu o cursinho por meio de recomendação de amigos, que pontuaram a gratuidade do curso e o ensino de qualidade. Higo também considerou a escolha por causa dos benefícios oferecidos pelo grupo de estudo, como acesso a laboratórios de redação e carteirinha de estudante. “Posso me locomover pela cidade e ter acessos a vários pontos de lazer e cultura”, comenta.

A rotina também ajuda o estudante que, ao ter acesso ao cursinho popular, pode organizar seus horários e criar uma disciplina positiva para seu desempenho em uma próxima prova de vestibular. As expectativas estão positivas para o ano que se inicia. “O convívio com pessoas que buscam o mesmo que eu me motiva”, comemora Higo.

Cursinhos populares garantem aprovações e benefícios para alunos

O coordenador do cursinho popular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Eddie William Pinho, considera importante a presença desse ensino na vida de um estudante. Segundo ele, o Uecevest tem uma aprovação de 45% por alunos voltados para a escola pública, índice considerado positivo. O preparatório já garantiu aprovações em cursos como Medicina na própria instituição e em outras federais, como a UFC.

“Nós oferecemos muita coisa boa e fazemos um acompanhamento que é diferencial para o nosso aluno”, afirma. Um dos exemplos é o laboratório de redação que permite que o aluno produza até quatro textos mensais com correções acompanhadas pelos professores.

A receptividade é ocasionada, em grande parte, pelos próprios alunos e ex-alunos do curso preparatório. Pelo terceiro ano, o Uecevest mantém os mesmos valores das parcelas e das inscrições, conseguindo se manter financeiramente apenas com esses recursos.

As aulas funcionam com voluntários da Uece que passam por um rígido processo seletivo para preencherem as vagas como professores do cursinho. Apenas alunos com características como notas boas e sem reprovação em disciplinas podem participar das aulas. “Funciona como um projeto de formação que ajuda tanto os alunos da Uece quanto os estudantes de escola pública”, comemora Eddie.

Para Samuel Xerez, professor do curso de História do Cursinho Paulo Freire, é gratificante perceber o apoio que os preparatórios têm na vida dos alunos. “Muita gente vem de escola pública e achava a universidade muito distante. Hoje, eles têm essa aproximação com a gente”, relembra.

Ele também comenta sobre a proximidade com a faixa etária dos estudantes e dos professores. Benefícios como o acompanhamento quando necessário são os destaques principais. “Isso acaba tornando o aluno próximo da gente e torna-se individual”.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar