PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Quartel de Bombeiros realiza programação especial para a comunidade

Ao longo de toda a manhã, visitantes conheceram de perto o funcionamento de uma unidade militar de Bombeiros e participaram de atividades para toda a família

16:00 | 30/06/2019
Corpo de Bombeiros tem manhã de lazer e educação
Corpo de Bombeiros tem manhã de lazer e educação(Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) abriu os portões de sua maior unidade operacional em Fortaleza para visitação de adultos e crianças na manhã deste domingo, 30. Localizado no bairro Jacarecanga, o Quartel Central do CBMCE contou com atividades como tirolesa e escalada, além de distribuição de brindes e apresentação de quadrilha junina da terceira idade. O projeto “Portas Abertas” marca o início da Semana de Prevenção, evento realizado anualmente pelo Corpo de Bombeiros em todo o Brasil em torno do Dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de julho.

Com opção de passeio para toda a família, o evento contou com paredão de escalada, tirolesas e circuitos de rapel, além de pula-pula, cama elástica, sorteio de brindes, distribuição de pipoca e quadrilha junina, a cargo dos integrantes do Projeto Bombeiros, Saúde e Sociedade. Quem passou por lá também teve a oportunidade de passear na borda de um dos quatro caminhões dos bombeiros, que permaneceram à disposição do público para um passeio nas imediações da unidade militar.

O coronel Bruno de Andrade, do Comando de Engenharia e Prevenção de Incêndios, conta que um das razões para a realização do evento é fazer com que a população se aproxime do trabalho realizado pelos bombeiros. “O Portas Abertas tem o sentido de levar a população ao nosso quartel e fazer com que conheçam os serviços do Corpo de Bombeiros”, afirma o coronel, que também é organizador do evento.

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros animou a festa, enquanto alunos do Pelotão Especial do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros faziam uma série de evoluções de ordem unida pelo meio do pátio, que foi um dos diferenciais do evento deste ano.

Da Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, os cães farejadores do CBMCE também marcaram presença no Quartel Central. A programação também contou com palestra sobre prevenção de acidentes domésticos, visita guiada por uma galeria de fotos antigas e passeio pela exposição com todos os uniformes da Corporação.

“O bombeiro se sente mais animado com o reconhecimento quando estão expondo, fazendo demonstração de salvamento ou dando voltas na viatura com as crianças. Nós nos sentimos bem quando uma criança nos dá um abraço porque é muito gratificante”, declara o coronel Bruno.

Ao longo da manhã, alunos do projeto Jovem Brigadista de Valor faziam demonstrações de atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros usando equipamentos de imobilização e transporte de vítimas, além de bonecos que simulam realisticamente o corpo humano.

Por todo lado para os amantes da história, havia indícios do passado quase centenário do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará: desde livros e fotos até viaturas como Auto-Escada Mecânica 01, há mais de 60 anos fazia parte do aparato operacional da instituição. Estima-se que mais de cinco mil pessoas estiveram presentes durante toda a manhã deste domingo.

Semana de Prevenção

O Portas Abertas marcou o início da Semana de Prevenção, um evento realizado anualmente por todos os Corpos de Bombeiros do Brasil em torno do dia 2 de julho, que celebra o Dia Nacional do Bombeiro. Nesta segunda-feira, 1°, 400 bombeiros irão participar de uma travessia no mar da Praia de Iracema.

Já na terça-feira, 2, e na quarta-feira, 3, será realizado o Seminário Estadual de Bombeiros, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizada na rua Barbosa de Freitas, 2709, no bairro Aldeota. Na quinta e sexta-feira, 4 e 5, haverá exposições de materiais e viaturas em três shoppings da Cidade. Já no domingo, 7, ocorrerá a Corrida do Fogo, tradicional corrida de rua realizada pelo CBMCE, encerrando a Semana de Prevenção.

O Povo