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Ceará chega a 89,6% de crianças alfabetizadas na idade certa

Os avanços no ensino até o 2º ano foram destaque na premiação que homenageia o ensino fundamental cearense
13:58 | Jun. 06, 2019
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As 337 escolas públicas cearenses que se destacaram em 2018 receberam o Prêmio Escola Nota Dez na manhã desta quinta-feira, 6. Em sua 11ª edição, o prêmio foi entregue às 150 escolas com os melhores desempenhos de Alfabetização, às 150 do 5º ano do ensino fundamental e às 37 com destaque no 9º ano.

Presente no evento que considera “o Oscar da educação no Ceará”, o governador Camilo Santana destacou os avanços na alfabetização. “O Ceará saiu, em 11 anos, de 39% das crianças com alfabetização na idade certa para praticamente 90% dos alunos do 2º ano já alfabetizados”. O índice atual é de 89,6%.

Para o governador, o Programa Alfabetização na Idade Certa, que teve início em 2015, é uma das razões para o reconhecimento do Ceará como o estado com a melhor educação pública do ensino fundamental do Nordeste. No último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), das 100 melhores escolas públicas do Brasil, 82 são do Ceará.

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A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado (Spaece).

De acordo com o Governo, os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.

Os prêmios

As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2 mil por cada aluno avaliado. As unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados também serão apoiadas, com o valor de R$ 1 mil. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas: a primeira equivale a 75% do valor total e é imediata após aprovação da Seduc.

Os 25% restantes são repassados somente após a escola atender a algumas condições. Entre elas está a cooperação com escolas que tiveram os menores resultados e a melhoria do desempenho das escolas parceiras, além da manutenção ou melhora do próprio resultado.

Com informações da repórter Ana Rute Ramires

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