Participamos do

Praça do Ferreira e Sesc Fortaleza recebem circuito gratuito de atividades físicas no Dia do Desafio

As atividades ocorrem durante esta quarta-feira, 29, na Praça do Ferreira e unidade Sesc Fortaleza. A partir das 17 horas, a Beira-Mar também receberá o evento
14:14 | Mai. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante toda esta quarta-feira, 29 de maio, ocorre na Praça do Ferreira, na Beira-Mar, e no Sesc Fortaleza, o Dia do Desafio. É a 25° edição da campanha, cujo principal objetivo é promover incentivo à prática de atividades físicas. O evento é mundial e está acontecendo, simultaneamente, em mais de três mil cidades do continente americano. No Ceará, participam Sobral e Fortaleza que, ao longo do dia, disponibilizam aulas de exercício físico, esportes, oficinas e momentos de relaxamento.

O tema deste ano é “Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”. Na manhã desta quarta-feira, na Praça do Ferreira, a população se dividia entre aula de ritmos, artes marciais, ciclismo indoor, ginástica, massoterapia e outros. Ainda pela manhã, um grupo de circo se apresentou para o público, diverso. 

Breno Néris e Nataline Camelo, 14 anos e moradores da Jurema, distrito de Caucaia, foram ao evento com a instituição Lar Fabiano de Cristo, que trabalha com crianças e jovens, desenvolvendo educação e proteção social em todo o País. Eles já praticam atividades físicas, mas, estavam ansiosos para experimentar a Capoeira. “Ainda vou procura participar de tudo. Tem que aproveitar, porque não acontece todo dia”, brincava Nataline.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A campanha contou com aula de ritmos, como pop, funk e zumba
A campanha contou com aula de ritmos, como pop, funk e zumba (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

Mesmo com a surpresa da chuva durante a manhã, quem assistia a aula de ritmos da Tatiana Vieira não desanimava. Atual professora do Sesc, Tatiana participa do Dia do Desafio desde que era estagiária. Como efetiva, está na quarta edição da campanha, a qual considera um momento de desafio para sua profissão. “É um desafio ter que conquistar um público que a gente não conhece. Mas, quando a gente tem esses aulões abertos, o ser professor se renova dentro da gente. É uma energia maravilhosa, o público se anima, a gente se anima com o público”, conta.

Na Praça do Ferreira, muitas crianças também ocupavam a praça e experimentavam novas atividades, como as aulas de capoeira do professor Adriano Lima. “O Sesc promove essa estrutura que tem capoeira e outras atividades para que as pessoas venham a se interessar pelas práticas. Quem está em casa, venha fazer parte do dia. Está tendo dança, muay thai, jiu jitsu, capoeira, ciclismo”, complementa.

No Dia do Desafio, tem também espaço para terapias chinesas, como é o caso do Liang Gong. Rosimar Soares já pratica a atividade no Sesc há um ano, mas, quando soube do evento, logo se organizou para ir à praça. Ela reforça a importância da prática de atividades físicas, já que após iniciar o Liang Gong, método que trabalha corpo e mente, conseguiu melhorar seu estado de saúde. “Depois que eu comecei a fazer, melhorei muito. Eu era muito deprimida, mas, hoje, me sinto muito melhor”, desabafa.

O público também pode aproveitar aulas de ciclismo indoor
O público também pode aproveitar aulas de ciclismo indoor (Foto: Deísa Garcêz/Especial para O Povo)

O desafio

O Sesc organiza o Dia do Desafio há mais de 36 anos, contando com parcerias das prefeituras. Todos os 184 municípios cearenses foram cadastrados, a fim de poder contar com o maior número possível de participantes. Isso porque o grande desafio do dia, além de vencer o sedentarismo, é disputar o lugar de cidade com maior percentual da população a realizar atividade física. As cidades formam duplas e competem até 2020.

Em 2018, quatro cidades onde há unidades do Sesc venceram suas desafiantes (Fortaleza, Iguatu, Juazeiro e Crato). Fortaleza superou Manaus com 1.542.734 participantes e busca manter a liderança.

No Dia do Desafio, cada pessoa que registrar pelo telefone 0800.275.5250 a realização de quinze minutos de atividade física contribui para que sua cidade supere a desafiante. Desde caminhadas e alongamentos a exercícios de alta intensidade, qualquer movimentação física pode ser registrada. “Nós estamos trabalhando com a população o combate ao sedentarismo. Para participar do dia, é só chegar. São atividades gratuitas, sem restrição de idade. Há 25 edições, estamos preocupados com a população, em fazer com que as pessoas saiam do sedentarismo, tenham hábitos de vida saudáveis”, garante Ana Carmélia Costa, gerente do Programa Lazer do Sesc.

Confira abaixo a programação gratuita e aberta ao público. Durante a noite, estarão acontecendo atividades na unidade Sesc Fortaleza e Beira-Mar.

Praça do Ferreira

Data: 29/5 Dia do Desafio

Horário: Das 6h às 17h

Local: Praça do Ferreira

Atividades: Circuito de atividades físicas, ginástica, ciclismo indoor, judô, karatê, tai chi chuan, capoeira, tae kwon do, avaliação física, medição de índice de massa corporal (IMC), dicas de alimentação, massoterapia, oficina de circo, brinquedos infláveis, parede de escalada.

Aberto ao público

Unidade Fortaleza do Sesc

Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740

Atividades: Aulões de Ritmos (6h); Reflexologia (7h); Oficina de Dança Bachata (8h); Aulão de Step, Tae Kwon Do, Ginástica Para Todos, Aula de Rúgby (9h); Aulão de Step, Aula de Rúgby, Dança de Salão, Ginástica Para Todos (10h ); Aula de Rúgby, Dança de Salão (11h); Rodas de Capoeira, Projeto Sesc Ativo (13h), Ginástica Para Todos (UFC), Rodas de Capoeira Projeto SESC Ativo, Muay Thai, Danças Circulares (15h); Aula de Geronto, Torneio de Integração - Núcleos do Projeto Futsal Sesc, Muay Thai, Aula de Karatê, Danças Circulares (16h); Aulão de Step, Torneio de Integração - Núcleos do Projeto Futsal Sesc, Muay Thai, Aula de Karatê (17h); Oficina de Danças Cubanas, Torneio de Integração - Núcleos do Projeto Futsal Sesc, Aula de Yoga (18h); Aulão de Ritmos, Oficina de Futebol AmericanoTritões e As Iracemas, Rodas de Mulheres (Capoeira DFE), Aula de Yoga (19h); Pé de Serra com Nonato Lima, Rodas de Mulheres (Capoeira DFE), Aula de Yoga (20h às 21h). 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags