PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Conheça as ações do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem para 2019

O programa é voltado, principalmente, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se preparam para o exame, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro

12:27 | 29/05/2019
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, como previsto no edital.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, como previsto no edital.(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

A cerca de cinco meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) lançou nesta quarta-feira, 29, as ações do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem para este ano.

O evento contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; da secretária da Educação Eliana Estrela; da presidente do Conselho Curador da Fundação Demócrito Rocha, Luciana Dummar, além de alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação.

O programa é voltado, principalmente, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que se preparam para o exame, que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro. “Essas atividades são destinadas a fortalecer a preparação dos estudantes para que façam o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior”, explica Gilgleane Silva, coordenadora do Protagonismo Estudantil da Seduc.

Luciana Dummar, presidente do Conselho Curador da Fundação Demócrito Rocha e presidente do Grupo de Comunicação O POVO, ressaltou a importância de se aproveitar essas oportunidades promovidas pelo Governo do Ceará. “Tudo isso é muito mais que já tivemos e menos, espero, que teremos para os alunos que virão depois de vocês. Vocês estão plantando, a cada ano, o crescimento da educação no Ceará.”

Izolda Cela, vice-governadora, agradeceu aos parceiros do Estado na educação, como é o caso de Luciana Dummar. “Às vezes, a secretaria sozinha não dá conta”.

O programa

Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a Seduc oferece o Enem Chego Junto, Chego Bem, constituído de seis etapas. São palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes.

O programa inclui curso e concurso "Redação Enem: chego junto, chego a 1.000!" em sete volumes, com conteúdo de acordo com as competências do Enem. Ele também acompanha atividades de fixação e modelos de redação.

Além disso, o Estado disponibiliza quatro cadernos com coletâneas de provas do exame, com tiragem de 115 mil exemplares, cada.

Como reforço, ocorrerão 88 aulões-show, que devem receber cerca de 44 mil alunos. O Governo do Ceará também promoverá o festival cultural Alunos Que Inspiram, provocando a “socialização e a autoconfiança” dos estudantes. O evento contemplará pintura, desenho, grupo vocal, grupo musical, poesia, vídeo, dança, quadrinho e teatro.

Aliado a isso, ocorrerá a corrida de rua Desafio Agosto do Aluno, que será aberto a alunos do 3º ano, professores e funcionários, que, juntos, são cerca de 8 mil pessoas.

Além disso, por meio de parceria com a Fundação Demócrito Rocha, a Seduc promove o Enem Mix, que, entre outras coisas, percorre diversos municípios do Ceará com aulões de redação e palestras motivacionais. Professores e estudantes terão acesso gratuito à versão digital do O POVO para complementar seus estudos. O primeiro grupo ainda participará de cursos de formação para corretores de redação do Enem.

As etapas

O Enem Chego Junto, Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em sete etapas:

1. Documentação - garantir que os alunos da 3ª ano e EJA do ensino médio possuam os documentos (RG e CPF) ;

2. Isenção de Taxa – Obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede;

3. Inscrição - assegurar 100% dos alunos de 3ª ano e EJA do ensino médio inscritos no Enem;

4. Motivação – promover ações pedagógicas de estudo para o Enem;

5. Preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes;

6. #enemvou2dias - incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas;

7. Ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.

Com informações da repórter Luana Severo

Redação O POVO Online