PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Recorte discute suspensão de concursos e outros cortes no Ceará

Maísa Vasconcelos e Ítalo Coriolano, apresentadores do Recorte, recebem os repórteres Irna Cavalcante e Lucas Braga para o 80º episódio do podcast noticioso do O POVO

21:51 | 28/05/2019

A expectativa de baixo crescimento na economia brasileira causa efeitos no Ceará. Entre janeiro e abril deste ano, o ritmo de gastos no Estado subiu 9,71%, valor já próximo aos 11% de 2018. Ontem, 27 de maio, o secretário do planejamento e gestão, Mauro Filho, anunciou pacote de medidas de ajuste fiscal que prevê corte de R$ 390 milhões nas despesas de manutenção da máquina pública.

Outro ponto do pacote foi a suspensão temporária de concursos públicos no Ceará, assim como da homologação dos já realizados e convocação dos aprovados. Estavam previstas para esse ano, por exemplo, provas para a Polícia Militar e para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário.

Servidores do Estado também não receberão reajuste. Haverá apenas reposição salarial pela inflação para funcionários que recebem um salário mínimo (atualmente, R$998) e para categorias como professores e agentes de saúde, que contam com piso regulado por lei federal. Mauro Filho alerta que, se as despesas não forem controladas, em breve o Ceará atingirá o limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para debater os cortes no Ceará, os apresentadores Maísa Vasconcelos e Ítalo Coriolano recebem no estúdio do Recorte os repórteres Irna Cavalcante e Lucas Braga.

Listen to "Recorte" on Spreaker.

Podcast analítico do Grupo de Comunicação O POVO, o Recorte conta com participação de repórteres e editores da Casa e traz informações sobre assuntos relevantes do dia. Publicado de segunda a sexta, está disponível em plataformas de streaming de áudio como Spotify, Deezer, Spreaker e agregadores de podcasts para Android e iOS.

Disponível em outras plataformas RSS feed: http://bit.ly/recortfeed

Assine o podcast no iTunes (e avalia a gente): http://bit.ly/recortrssapple

Segue a gente no Spotify: http://bit.ly/recortspotf

Segue a gente no Deezer: http://bit.ly/recotdeez

Redação O POVO Online