PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

"Lagoa Azul" vira local de lazer em Horizonte

No entanto, a lagoa, que fica em uma propriedade privada, deve ganhar muros ao seu redor e impedir a passagem de banhistas ao local. Prefeitura de Horizonte diz "que não pode fazer nada"

18:33 | 09/04/2019
O lago está localizado a 3km do centro de Horizonte
O lago está localizado a 3km do centro de Horizonte (Foto: De Olho em Horizonte/Reprodução)

A "Lagoa Azul" existe e está mais perto do que você imagina. Localizada no bairro Cajueiro da Malhada, em Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), o local ficou conhecido após a página "De Olho em Horizonte" divulgar imagens do lago, que se formou por conta das fortes chuvas caídas na região.

Ao O POVO Online, o administrador da página que compartilhou as imagens, Eduardo Neves, conta como recebeu as informações sobre a área.

"Recebemos as imagens de um morador do local. Daí, fomos lá conhecer o local, que impressiona pela beleza. Revolvemos postar na página, que logo ganhou muitas reações e comentários. Depois disso, muitas pessoas ficaram curiosas e estão vindo até o local tirar foto e conhecer o que apelidamos de 'Lagoa Azul'", afirma.

O local, que fica a 3km do centro de Horizonte, recebeu o nome de "Lagoa Azul", em referência ao filme que leva o mesmo nome e conta a história do menino Richard e da menina Emmeline, entregues à própria sorte após o navio que estavam naufragar no Oceano Pacífico.

Neves relata ainda que moradores de Pacajus, Itaitinga, Chorozinho e Aquiraz estão indo conhecer a "Lagoa Azul".

De acordo com o secretário de saúde da Prefeitura de Horizonte, Everardo Cavalcante, há alguns anos funcionava no local uma empresa que fazia exploração de material sílica, que é usado para fazer porcelanato.

"Recebemos no início da semana passada um pedido para analisar a água, pois muitas pessoas estavam indo tomar banho. Recolhemos o material e, a priori, não identificamos nenhum problema. Encaminhamos o material para analise laboratorial e estamos aguardando o resultado mais preciso", ressalta o secretário, que completa: "Essa área nunca recebeu nenhum produto químico".

A explicação da cor, segundo o Everardo, se dá porque a areia é clara, semelhante à da Lagoa do Paraíso, localizada em Jericoacoara, e contém sílica.

"De repente se tornou um lugar de lazer e, por isso, fomos conferir a qualidade da água para não por em risco a população", diz Cavalcante.

Mas, os dias de lazer na "Lagoa Azul" estão contados. "O proprietário estava no local, quando fomos colher o material para análise, fazendo o orçamento para levantar o muro", revela Everardo: "Infelizmente, a Prefeitura de Horizonte não pode fazer nada pela área, pois é privada".

 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por De Olho em Horizonte (@deolhoemhorizonte) em

Walber Freitas