Participamos do

Ceará possui oito rios em situação regular na qualidade da água, diz relatório

Situação das águas analisadas permaneceu estável em relação ao ano passado
23:08 | Mar. 22, 2019
Autor David Moura
Foto do autor
David Moura Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Oito rios no estado do Ceará se encontram em situação regular na classificação da qualidade da água, segundo relatório “Observando os Rios 2019 – O retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica” , que a Fundação SOS Mata Atlântica divulgou nesta sexta-feira, 22, celebrando o Dia Mundial da Água.

Conforme o relatório, as coletas e análises de qualidade da água no estado do Ceará foram realizados em oito rios. Os dados comparativos que demonstram a evolução dos Indicadores de Qualidade da Água (IQA) deste ciclo de 2019 com o anterior consideram os pontos de coleta monitorados nos municípios de Eusébio, Fortaleza e Paracuru, nos quais fazem parte do bioma Mata Atlântica.

De acordo com o relatório, os indicadores medidos apontam estabilidade, sem alterações significativas no IQA das águas analisadas que permaneceram em todos os pontos com qualidade regular.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
 

Dados do relatório

Os dados e indicadores levantados nos principais rios de oito regiões hidrográficos do País foram feitos no período de março de 2018 a fevereiro de 2019.

Neste ciclo de monitoramento, foram realizados 2.066 análises da qualidade da água, em 278 pontos de coleta. Desses, 207 (74,5%) apresentam qualidade regular, 49 (17,6%) é ruim e, em quatro pontos (1,4%), péssima. Somente 18 pontos (6,5%) apresentam qualidade boa na média do ciclo e nenhum dos rios tem qualidade ótima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags