Participamos do

Chuva no dia de São José garante bom período chuvoso? Confira o que indicam os registros

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não há comprovação científica dessa crença
19:48 | Mar. 18, 2019
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Dia do padroeiro do Ceará, 19 de março representa, na crença popular, mais do que um feriado. O dia de São José também é associado ao período chuvoso do Estado: se houver chuva no feriado, a expectativa é de uma quadra chuvosa abundante. A média histórica, no entanto, contesta essa teoria.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não há comprovação científica dessa crença. Nessa época do ano Estado, assim como o hemisfério sul, sofre a mudança de estação, isto é, sai do verão para o outono, caracterizando o equinócio, que, neste ano, será no dia 20.

“Existe a religiosidade que a gente respeita, com toda certeza. O dia 19 de março é próximo ao equinócio, que é quando o sol, na sua órbita aparente, passa a influenciar o hemisfério norte. Uma outra questão é quanto ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Se, até março, que é a metade da estação chuvosa, ela não tiver contribuído para chuvas no Nordeste, isso acaba frustrando a qualidade da quadra”, comenta a responsável pela Gerência de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em levantamento realizado pela Funceme, é possível comparar os dados dos anos 2016, 2017 e 2018. Embora não haja embasamento científico, neste período é possível observar que, quanto maior a chuva no Estado no dia de São José, maior foram as precipitações registradas na quadra chuvosa.

Em 2016, houve chuvas de 327,3mm entre fevereiro e março - o esperado para este período é 600,7mm. Neste mesmo ano, choveu em apenas 27 municípios cearenses. A maior chuva registrada no Estado foi no município de Guaraciaba do Norte, com 51mm.

No ano seguinte, houve um aumento significativo no volume de chuvas: entre fevereiro e março de 2017, choveu 551,7mm, em torno da média. Ocorreram precipitações em 74 municípios no dia 19 de março de 2017; a maior delas foi em Massapê, com 43,2mm.

Mais recentemente, em 2018, a chuva esteve em torno da média, com 600,5mm. No último dia de São José, choveu em 90 municípios. Jaguaretama registrou 65mm de precipitações nesse feriado.

Embora o período observado (2016 a 2018) contribua para a "comprovação" da crendice, a Funceme também informou que, ao longo dos anos, a falta de relação entre a chuva no feriado de São José e o resto do ano pode ser observada.

"Por exemplo, em 1974, teve registro de chuva em poucas localidades e, no entanto, a estação chuvosa foi muito boa. Em 2009, também poucos postos (meteorológicos) informaram chuva e a estação chuvosa foi muito boa. E, no sentido contrário, em 2012 e 2013, o registro de chuva no dia 19 foi muito bom, no entanto a quadra invernosa não foi muito boa”, explicou Meiry Sakamoto.

A previsão do tempo para esta terça-feira, 19 de março de 2019, é de chuva em todo o Estado, de acordo com a Funceme e o portal Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, mesmo sem comprovação científica ou dados que provem que a crença é verdadeira, a fé dos cearenses continua à frente, esperando que o padroeiro do Estado contribua para um ano de chuvas fartas e colheitas prósperas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags