Participamos do

Funceme esclarece que fenômeno registrado em Cascavel era nuvem "funil"

Segundo o meteorologista, Raul Fritz, a nuvem "funil" aparece sob a base de um cumulus (tipo de nuvem) de chuva
13:49 | Mar. 11, 2019
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após grande precipitação na manhã desse sábado, 9, moradores da região de Cascavel, a 65 km de Fortaleza, registraram uma formação incomum de nuvens. Ao analisar as imagens, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) esclareceu que se trata de nuvem "funil".

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a nuvem "funil" aparece sob a base de um cumulus (tipo de nuvem) de chuva. "Se há vorticidade (rotação) do ar úmido sob a base do cumulus forma-se esse funil. Se a velocidade de rotação do ar é elevada e o funil toca o solo, forma-se um tornado".

Chuvas no município

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A expectativa para as precipitações nesse fim de semana era positiva. "Tem duas noites que chove bastante, com muito vento, trovões e relâmpagos. A chuva hoje de manhã também foi forte e já se forma tempo de chuva agora à tarde", relatou Lúcia Nogueira, moradora local. Segundo ela, as chuvas têm sido constantes na região.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags