Funceme esclarece que fenômeno registrado em Cascavel era nuvem "funil"

Segundo o meteorologista, Raul Fritz, a nuvem "funil" aparece sob a base de um cumulus (tipo de nuvem) de chuva

Após grande precipitação na manhã desse sábado, 9, moradores da região de Cascavel, a 65 km de Fortaleza, registraram uma formação incomum de nuvens. Ao analisar as imagens, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) esclareceu que se trata de nuvem "funil".

Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, a nuvem "funil" aparece sob a base de um cumulus (tipo de nuvem) de chuva. "Se há vorticidade (rotação) do ar úmido sob a base do cumulus forma-se esse funil. Se a velocidade de rotação do ar é elevada e o funil toca o solo, forma-se um tornado".

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Chuvas no município

A expectativa para as precipitações nesse fim de semana era positiva. "Tem duas noites que chove bastante, com muito vento, trovões e relâmpagos. A chuva hoje de manhã também foi forte e já se forma tempo de chuva agora à tarde", relatou Lúcia Nogueira, moradora local. Segundo ela, as chuvas têm sido constantes na região.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cascavel nuvem funil nuvens chuva interior ceará precipitações análise funceme

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar