PUBLICIDADE
Notícias
Aquasis

Projeto utiliza drones para realizar pesquisa inovadora sobre mamíferos marinhos no Ceará

Drones são utilizados para detectar peixes-bois para a realização de estudos de estimativa de abundância e ecologia espacial, além da captação de imagens inéditas sobre as atividades dos mamíferos marinhos em seu habitat natural

23:56 | 13/02/2019
A parceria com a DronDrones é uma iniciativa viabilizada pelo patrocínio da Petrobras
A parceria com a DronDrones é uma iniciativa viabilizada pelo patrocínio da Petrobras

A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), através do Programa Petrobras Socioambental, deu início a uma nova modalidade para a coleta de dados no âmbito da preservação de mamíferos aquáticos no estado do Ceará. Drones são utilizados para detectar peixes-bois para a realização de estudos de estimativa de abundância e ecologia espacial, além da captação de imagens inéditas sobre as atividades dos mamíferos marinhos em seu habitat natural.

Este é um passo do projeto na inovação de estratégias para preservação do peixe-boi marinho no litoral cearense. A parceria com a DronDrones é uma iniciativa viabilizada pelo patrocínio da Petrobras para implementação de novas formas de pesquisa em prol da preservação de espécies marinhas ameaçadas.

A técnica inovadora já é utilizada por diversas outras instituições no Brasil e no mundo. No Estado, foram iniciados os testes com veículo aéreo não tripulado (VANT ou Drone) para realizar a detecção dos mamíferos. Com isso, o Ceará avança mais um nível na pesquisa científica e preservação da espécie.

Projeto Manatí

Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pelo Projeto Manatí e pela Aquasis e, também, colaborar com sua iniciativas, basta acompanhar os perfis oficiais no Facebook, Instagram e Twitter ou acessar os sites www.projetomanati.org.br e www.aquasis.org

Redação O POVO Online