PUBLICIDADE
Notícias
QUADRA CHUVOSA

Ceará registra menor quantidade de chuvas após começo de mês chuvoso

Sistema indutor de chuvas no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical, está afastada da costa do Estado

10:34 | 11/02/2019
Tempo nublado e chuvas devem voltar a serem registrados até o final da semana, de acordo com a Funceme (Foto: Alexia Vieira / Especial para O POVO)
Tempo nublado e chuvas devem voltar a serem registrados até o final da semana, de acordo com a Funceme (Foto: Alexia Vieira / Especial para O POVO)

Desde o início de fevereiro, o Ceará tem registrado grande quantidade de chuvas. Durante seis dias, choveu 41,7% da média histórica prevista para este primeiro mês de quadra chuvosa. No entanto, desde o sábado, 9, o Estado apresenta menos precipitações em todas as regiões. Das 7 horas de domingo até as 7 horas desta segunda-feira, 11, apenas 14 municípios registraram chuvas. O maior volume foi monitorado em Morada Nova, na região Jaguaribana, com 61 mm.

Mapa de chuvas registradas no Ceará entre as 7 horas de domingo, 10, até as 7 horas desta segunda-feira, 11
Mapa de chuvas registradas no Ceará entre as 7 horas de domingo, 10, até as 7 horas desta segunda-feira, 11 (Foto: Funceme)

Característica comum do período chuvoso do Estado, a irregularidade de chuvas é normal e pode se repetir, de acordo com Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais sistemas indutores de chuvas para a região, está afastado da costa norte do Nordeste, influenciando na quantidade de precipitações, segundo o especialista.

“A Zona de Convergência Intertropical deve voltar até o fim desta semana, aumentando gradativamente o volume de chuvas”, diz Fritz, que explica ser difícil especificar o momento exato da volta da ZCIT. A partir desta terça-feira, 12, eventos de chuva devem ocorrer “mais significativamente”, de acordo com o meteorologista, na região Centro-Norte do Estado. Na quarta-feira, 13, há possibilidade de precipitações em todo o Ceará. 

Redação O POVO Online