Participamos do

Açudes do Sistema Metropolitano passam a receber reforço de 2,61 m³/s de água

O Sistema Metropolitano abastece os açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião
16:10 | Fev. 26, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma das quatro bombas da Estação de Bombeamento de Banabuiú foi acionada na tarde desta segunda-feira, 25, passando a mandar 2,61 metros cúbicos de água para o Sistema Metropolitano, que abastece os açudes Pacajus, Pacoti, Riachão e Gavião.

“Essa era uma água que iria para o mar. Mas, desde 2017 recuperamos a Estação de Bombeamento (EB-Banabuiú) e estávamos prontos para fazer essa adução assim que a água chegasse”, explicou João Lúcio Farias, presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

O alto volume das chuvas registrado nos últimos dias no Estado foi responsável pelo escoamento e início do bombeamento. O presidente da Cogerh considerou que, enquanto os volumes de chuva continuem altos, o bombeamento de água continuará e pode, inclusive, aumentar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Trata-se de um reforço importante para melhoria da segurança hídrica da área metropolitana de Fortaleza. Ainda mais se levamos em conta o fato de essa ser captada na área não controlada do rio, ou seja, uma água que se perderia no caminho do mar”, destaca João Lúcio. Segundo informações da Cogerh, os serviços de recuperação da EB Banabuiú custaram à época R$ 650 mil. A Estação pertence ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags