PUBLICIDADE
Notícias
QUADRA CHUVOSA

Açude do Batente, no município de Ocara, é o sexto a sangrar neste ano

O reservatório abastece parte de Ocara, Morada Nova e Ibaretama

09:24 | 26/02/2019
Açude do Batente, em Ocara, sangrou na noite dessa segunda-feira, 25. (Foto: Reprodução/Ednardo Alcântara)
Açude do Batente, em Ocara, sangrou na noite dessa segunda-feira, 25. (Foto: Reprodução/Ednardo Alcântara)

Chegou a seis o número de açudes públicos monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) sangrando no Ceará. O Açude do Batente, localizado em Ocara, sangrou na noite dessa segunda-feira, 25. O reservatório tem capacidade para 37 milhões de metros cúbicos de água e abastece parte de Ocara, Morada Nova e Ibaretama.

Além de Batente, o Estado tem outros cinco açudes sangrando: São José I (Boa Viagem), Cocó (Fortaleza), Germinal (Palmácia), Maranguapinho (Maranguape) e Tijuquinha (Baturité). Outros quatro têm volume acima de 90%: Jenipapo (Meruoca), São Vicente (Santana do Acaraú), Itaúna (Granja) e Gameleira (Itapipoca). Por outro lado, o Ceará ainda tem 120 açudes com volume inferior a 30% de sua capacidade.

Veja vídeo do açude:

Durante fevereiro, choveu 305 milímetros (mm) em Ocara. É um índice 186,9% acima da média histórica do município para o mês (120 mm). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que registrou 25 mm de precipitação no Açude do Batente entre as 7 horas de segunda-feira e as 7 horas desta terça-feira, 26.


MARCELA TOSI/Especial para O POVO