Participamos do

Chove em 54 municípios; quadra chuvosa começa em quatro dias

Redução das chuvas continua após recorde de janeiro mais chuvoso em três anos
11:17 | Jan. 28, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 54 municípios nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações aconteceram em todas as regiões do Ceará. O maior índice foi registrado em Ibiapina, com a marca de 34 milímetros (mm). As chuvas, mesmo após o janeiro mais chuvoso em três anos, seguem reduzidas. Isso se deve à alteração dos sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Ceará.

A região do Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado, registrou a maior precipitação no município de Quixeramobim, que chegou a 21.5 mm. Também foram registradas chuvas nos municípios de Acopiara (21 mm), Quixadá (17.8 mm), e Tamboril (17 mm). Na Região Metropolitana de Fortaleza, os índices obtidos foram menos significativos: Aquiraz (6 mm) e Maranguape (4.6 mm).

Na próxima sexta-feira (1º), inicia-se a quadra chuvosa, que tem 40% de chance de ficar em torno da média, segundo o prognóstico da Funceme. O indicativo é que as chuvas diminuam ao longo dos próximos meses (fevereiro, março e abril).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Previsão

Para esta segunda-feira, 28, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea, na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado, segundo a Funceme. Em Fortaleza, as possibilidades de chuva devem ser maiores durante esta manhã. Já no período da tarde e noite, a previsão é de céu com poucas nuvens. A temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Ibiapina: 34.0 mm

Martinópolis: 30.0 mm

Crato: 27.2 mm

Granja: 25.0 mm

Limoeiro do Norte: 25.0 mm

Quixeré: 23.0 mm

Ubajara: 23.0 mm

Quixeramobim: 21.5 mm

Acopiara: 21.0 mm

Morada Nova: 19.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags