Cariri recebe Seminário Futura Trends pela primeira vez

Cariri recebe Seminário Futura Trends pela primeira vez

Palestrantes nacionais discutem impactos da inteligência artificial, e promove debates sobre inovação, inclusão digital e prevenção de problemas de saúde mental em seminário promovido pela rádio O POVO CBN Cariri
Atualizado às Autor Yago Pontes Tipo Notícia

O município do Crato, a 538,53 km de Fortaleza, recebeu, nesta quinta-feira, 2, a primeira edição do seminário Futura Trends Cariri, realizado no Centro de Convenções do Cariri. O evento teve início às 13h30min e o tema central foi “Tecnologia e Saúde Mental como Estratégia de Poder”. Após 15 anos ocorrendo em Fortaleza, esta foi a primeira vez que a iniciativa ocorreu fora da Capital.


Segundo o jornalista Nazareno Albuquerque, coordenador do Futura Trends, a realização do seminário no Cariri integra um conjunto de ações do Grupo de Comunicação O POVO para ampliar o acesso ao conhecimento na região. “O grupo está planejando uma série de atividades no Cariri no campo do conhecimento. Na segunda-feira passada, 29, tivemos o lançamento do Anuário do Ceará, agora o Seminário Futura Trends, e também algumas políticas de comunicação com foco no empreendedorismo. Nosso trabalho é sempre em busca de levar conhecimento e informação para as pessoas”, afirmou.


O presidente-executivo do Grupo de Comunicação O POVO, João Dummar Neto, ressaltou que o seminário é parte da missão da empresa em promover reflexões sobre as transformações sociais e tecnológicas: “O Futura, há 15 anos em Fortaleza, faz uma reflexão sobre as mudanças que o mundo atravessa. Essa é uma das missões do grupo na região. Há sete anos trouxemos a rádio O POVO CBN Cariri e, em uma segunda etapa, os eventos que nos ajudam a pensar sobre o presente e o futuro. Este ano trazemos a questão da saúde mental, um tema importante que altera nosso dia a dia, especialmente depois do que vivemos recentemente. É mais uma sinalização do compromisso do grupo com a região”.

A abertura do encontro foi feita por Marco Aurélio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV). Ele destacou que os avanços recentes da inteligência artificial representam uma transformação comparável à Revolução Industrial.


Em sua fala, abordou a multiplicidade de realidades criadas pela tecnologia, as incertezas associadas ao ambiente digital e o uso da internet, desde 2011, como espaço de radicalização. Ruediger também questionou o papel das plataformas digitais na democracia e na geopolítica global, avaliando que as ferramentas tecnológicas atuam conforme as preferências dos usuários e não como instrumentos críticos.


A programação seguiu com a palestra da juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro. Ela destacou os efeitos do uso de telas no desenvolvimento dos jovens, relacionando a falta de supervisão ao isolamento social, ao bullying e a episódios de violência em escolas. Cavalieri afirmou que o suicídio tende a se tornar a principal causa de morte na adolescência e defendeu que, embora as forças de segurança tenham se adaptado para investigar crimes digitais, ainda não há ações voltadas às causas desses problemas.


A terceira palestra foi ministrada pela pedagoga Alcilane Mota, que discutiu a relação da geração Z com o mercado de trabalho. Ela argumentou que rótulos não contribuem para a inclusão ou para o desenvolvimento dessa geração e destacou que o excesso de conexões altera a percepção de tempo. O ciclo foi encerrado por Talib Fisher, especialista internacional em Inteligência Relacional e Emocional, com a palestra “Inteligência Humana na Era da IA”. Foi apresentado um debate sobre a ansiedade como um alerta para a necessidade de desconexão.


Os palestrantes convidados repetiram a participação da edição de Fortaleza, realizada em 28 de agosto no Teatro RioMar Fortaleza. A única alteração foi a ausência da psicóloga Luana Marques, professora da Harvard Medical School, que não pôde comparecer por compromissos internacionais. O Futura Trends no Cariri integra a agenda de eventos regionais da rádio O POVO CBN Cariri e marca a expansão do seminário para o interior do Ceará.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar