Cariri: Museus Orgânicos celebram saberes e mestres da cultura

Cariri: Museus Orgânicos celebram saberes e mestres da cultura

A região do Cariri abriga 17 dos 24 museus orgânicos do Estado, criados pelo Sesc Ceará em parceria com a Fundação Casa Grande. Espaços vivos preservam a memória de mestres da cultura popular
Atualizado às Autor Guilherme Carvalho Tipo Notícia

Na região do Cariri, no extremo sul do Ceará, tradição, espiritualidade e saberes populares convivem de forma intensa, moldando a identidade local. É nesse ambiente fértil que se desenvolvem os chamados Museus Orgânicos, fruto da atuação conjunta do Sesc Ceará e da Fundação Casa Grande, em Nova Olinda.

Atualmente, o Ceará tem 24 Museus Orgânicos. São 17 apenas no Cariri. As cidades contempladas são Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras, Potengi e Santana do Cariri. Personagens importantes para a cultura nordestina, como Espedito Seleiro, são homenageados pelo projeto.

Nesta semana, a rádio O POVO CBN Cariri produziu uma série de reportagens intitulada “Diante dos olhos: os museus vivos do Cariri”. Assinada pelo jornalista Guilherme Carvalho, a série abordou em cinco episódios a história de cada museu presente na região.

O primeiro episódio contou o início do projeto, sob direção do pesquisador Alemberg Quindins. Os episódios restantes destacaram museus liderados por mulheres, mestres do reisado e artesãos. Além disto, a reportagem destacou como a iniciativa fortalece a candidatura da Chapada do Araripe à patrimônio mundial da Unesco.

Confira algumas fotos dos Museus Orgânicos do Cariri:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar