Participamos do

A 10 dias do fim do mês, Cariri registra chuvas 67% abaixo da média em março

Apenas o Litoral de Fortaleza conseguiu superar a média histórica neste mês. Em janeiro e fevereiro, somente o Cariri não conseguiu atingir o total esperado
10:32 | Mar. 21, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A região do Cariri está com quadro de chuvas 67% abaixo da média histórica para este mês de março. Essa situação se repete pelo terceiro mês neste ano. Em janeiro e fevereiro, foi registrado 26% e 32% de déficit em relação a média, respectivamente.

Nas últimas 24 horas, a área registrou apenas duas cidades com precipitações (Umari e Sítio Canto), ambas com índice abaixo de 10 milímetros (mm).

Mapa mostra os municípios que registraram chuva entre às 7 horas dessa quarta-feira e o mesmo horário desta quinta.
Mapa mostra os municípios que registraram chuva entre às 7 horas dessa quarta-feira e o mesmo horário desta quinta. (Foto: Reprodução/Funceme)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já o Sertão Central e Inhamuns, historicamente uma das regiões mais secas do Estado, está registrando o primeiro mês abaixo da média, com lacuna de 60,9%. Na região, o município de Saboeiro registra a maior deficiência, com apenas 10 mm de chuva neste mês, 93% abaixo da média histórica.

As regiões de Jaguaribana e Ibiapina também registram um déficit significativo, de 43% e 31%, respectivamente.

Das 8 macrorregiões do Estado, apenas o Litoral de Fortaleza registra precipitações acima da média histórica até o momento, com 6,7% de folga. Nos dois primeiros meses do ano, todas as regiões, com exceção do Cariri, registraram chuvas acima da média histórica.

Choveu em 42 municípios cearenses entre as 7 horas dessa quarta-feira, 20, e o mesmo horário desta quinta-feira, 21, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação foi registrada no município de Acaraú, no Litoral Norte do Estado.

Confira as 10 maiores chuvas no dia

Acaraú (Posto: Acaraú) : 72.0 mm

Palmácia (Posto: Palmácia) : 64.6 mm

Itapipoca (Posto: Itapipoca) : 56.8 mm

Uruoca (Posto: Uruoca) : 44.0 mm

Uruoca (Posto: Campanário) : 39.0 mm

Granja (Posto: Granja) : 36.0 mm

Cruz (Posto: Cruz) : 35.0 mm

Ocara (Posto: Ocara) : 33.2 mm

Bela Cruz (Posto: Prata) : 30.0 mm

Tianguá (Posto: Tianguá) : 29.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags