Participamos do

Política de "justiça ou cemitério" mata reféns junto dos criminosos

Em ação com reféns, preservar a vida deles é prioridade absoluta. Episódio em Milagres, portanto, foi desastre completo
13:58 | Dez. 07, 2018
Autor Érico Firmo
Foto do autor
Érico Firmo Editor e Colunista
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O delegado André Costa estava no primeiro mês como secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará quando deu a diretriz: "A gente oferece duas coisas para o bandido: se ele quiser se entregar, a Justiça. Se ele quiser puxar uma arma, o cemitério".

Assim tem sido:





Os acontecimentos desta madrugada em Milagres foram um desastre completo. A Polícia tentou impedir ataque a bancos. Entrou em confronto com a quadrilha. Seis reféns que estavam em poder dos assaltantes morreram. Numa ocorrência com reféns, nada importa mais que preservar a vida dessas pessoas. Nada, nada, nada. Nesse sentido, a operação foi completo, total, absoluto, retumbante fracasso.
 
[SAIBAMAIS]Os reféns não foram mortos pela Polícia, ao menos até onde se sabe. Mas, os criminosos foram. Provavelmente foi no confronto que eles mataram os reféns. 
 
A Polícia sob comando de André Costa passou a matar como nunca havia ocorrido antes. Até o último mês de novembro, 199 pessoas haviam sido mortas em abordagens da Polícia. Agora, o número passou de 200. Em 2017 inteiro, haviam sido 161. Os números dos dois anos de André Costa são recorde. Em 2016, haviam sido 109 mortes em intervenções policiais. Em 2015, 86 pessoas morreram. Foram 53 em 2014 e 41 em 2013.

Qual o resultado dessas mortes em intervenções policiais para a segurança pública?

O ano de 2017 teve o maior número de homicídios de toda a história do Ceará: 5.133. A tendência é que 2018 tenha redução. Com 4.190 homicídios até novembro e média de 380 por mês, o número deve passar de 4,5 mil este ano. Será o segundo ano com mais homicídios na história. Antes de André Costa entrar, o pior ano havia sido 2014, com 4.439 homicídios. O ano passado quebrou esse recorde e 2018 segue mesma tendência.
[VIDEO1]
A Polícia cearense mata como nunca e o número total de homicídios jamais foi tão elevado.

A política do "Justiça ou cemitério" vem impondo a segunda opção não apenas aos criminosos.
[VIDEO2] 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente