Alistamento Militar 2026 tem início nesta quinta, 1º; veja como se inscrever
Obrigatório para homens nascidos em 2008 e voluntário para mulheres de 18 anos, o alistamento segue até 30 de junho e pode ser feito on-line ou presencialmente
Obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 — nascidos em 2008 —, o Alistamento Militar teve início nesta quinta-feira, 1º. Pelo segundo ano consecutivo, o serviço também está disponível de forma voluntária para mulheres da mesma faixa etária.
As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do sistema de Alistamento On-line, inclusive por brasileiros residentes no exterior. O atendimento presencial ocorre a partir desta sexta-feira, 2 de janeiro, nas Juntas de Serviço Militar (JSM), cujos endereços estão disponíveis no site oficial.
LEIA MAIS | Ceará receberá R$ 19 milhões para atendimento ao programa Agora Tem Especialistas
Documentos exigidos para o cadastro
Para o alistamento presencial, é necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e certidão de nascimento.
LEIA MAIS | Jovem de 18 anos morre em acidente de moto em Brejo Santo ao tentar cruzar rodovia
Serviço militar feminino amplia vagas e municípios
De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar feminino — criado em 2024 — ofertará, em 2026, um total de 1.467 vagas. Destas, 1.010 são destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A expectativa é que esse quantitativo seja ampliado gradualmente nos próximos anos.
Em 2025, 33.721 mulheres realizaram o alistamento voluntário. Para 2026, houve uma expansão significativa no número de municípios participantes: de 28 cidades em 13 estados e no Distrito Federal para 145 municípios distribuídos em 21 estados e no DF.
LEIA TAMBÉM | Hemoce mantém postos de doação de sangue durante festas de fim de ano
Prazo vai até 30 de junho; atraso gera multa
O prazo para o Alistamento Militar 2026 segue até o dia 30 de junho. Após essa data, o procedimento só poderá ser realizado presencialmente, mediante pagamento de multa.
O comprovante de alistamento é exigido para a emissão de documentos como passaporte, além de ser requisito para assumir cargos públicos.
LEIA TAMBÉM | Coletivos denunciam festa de Réveillon nas falésias de Canoa Quebrada
Alistamento não garante ingresso na carreira militar
Segundo o Ministério da Defesa, o alistamento não significa ingresso automático nas Forças Armadas.
“Após o cumprimento do serviço obrigatório, o vínculo com as Forças Armadas é encerrado. Aqueles que desejarem seguir carreira devem participar de processos seletivos específicos, como concursos públicos ou cursos de formação”, informou a pasta.