Daniela Lima e mais jornalistas são demitidos da GloboNews; veja o que disseram
Além da apresentadora do Conexão GloboNews ser demitida após dois anos, Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino também deixam o canal em meio a reformulação interna
A apresentadora Daniela Lima foi demitida da GloboNews nesta segunda-feira, 4, logo após retornar de férias.
Daniela Lima foi dispensada poucas horas antes de comandar a edição matinal do Conexão GloboNews, programa que dividia com Camila Bomfim e Leilane Neubarth.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Daniela Lima: pronunciamento e apoio nas redes
Ainda na manhã desta segunda, a jornalista publicou um breve texto de despedida nas redes sociais:
“Depois de dois anos, deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida, sedenta pelos próximos desafios. Viva o novo! Deixo aos colegas de trabalho, amigos que vou levar pra vida, meu muito obrigada e até breve!”
Nos comentários, várias colegas de profissão desejaram sucesso à Daniela. “Meu amor, você é um presente na minha vida e na vida de muita gente. Obrigada por tudo. Amo você!”, agradeceu Natuza Nery.
“Dani, você é inspiração! Feliz novo rumo”, comentou Maju Coutinho, apresentadora do Fantástico.
Segundo a Folha de S. Paulo, a própria Daniela e parte da equipe do programa foram pegas de surpresa com a decisão.
Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino também deixam o canal
A demissão de Daniela Lima não foi a única nos últimos dias. Na sexta-feira, 1º, a comentarista Eliane Cantanhêde foi desligada após 15 anos de serviços prestados à GloboNews.
Na rede social X, Eliane escreveu: "É hora de parar e reservar as noites para meus livros, séries e um bom vinhozinho. Obrigada a todos, particularmente a você, assinante. Foi ótimo enquanto durou".
Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha e analista político da emissora, também deixou o canal.
As movimentações ocorrem em meio à tentativa da GloboNews de renovar sua grade e reconectar-se com o público, conforme a Folha de S. Paulo.
Demissão na GloboNews: reformulação e atritos internos explicam bastidores da saída
A saída de Daniela faz parte de uma reformulação planejada pela GloboNews para os próximos meses. O canal a cabo, que completa 30 anos em 2026, prepara mudanças de cenário, formatos e no quadro de apresentadores.
Em nota, a emissora afirmou:
“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo.”
Fontes internas relatam que a apresentadora já vinha enfrentando resistência da direção nos últimos meses, devido a discordâncias editoriais.
O estilo direto e incisivo de Daniela ao conduzir o jornalístico teria gerado atritos, inclusive com colegas de bancada, segundo informações da Folha de S. Paulo. Apesar disso, Leilane Neubarth e Camila Bomfim sempre negaram qualquer desentendimento público.
Daniela Lima: alvo de ataques e trajetória na imprensa
Daniela Lima também foi alvo constante de ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. As ofensivas virtuais fizeram com que a jornalista se afastasse temporariamente das plataformas digitais.
Com passagens pela revista Veja e pelo jornal Folha de S.Paulo, Daniela migrou para a televisão em 2019, quando assumiu o comando do programa Roda Viva, na TV Cultura.
Pouco depois, foi contratada pela CNN Brasil, onde apresentou o CNN 360° e consolidou-se como uma das principais âncoras da emissora. Em 2023, trocou a CNN pela GloboNews, tornando-se apresentadora do Conexão GloboNews.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente