Rapper Oruam reage a apreensão de adolescente e tem prisão decretada pela Justiça do Rio
Filho de Marcinho VP, músico reagiu à ação da Polícia Civil, que tentava apreender adolescente suspeito de roubo de carros e ligado ao Comando Vermelho
O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro expediu na manhã desta terça-feira, 22, um mandado de prisão preventiva contra o rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam. Ele foi indiciado por vários crimes após, conforme informou a Polícia Civil, impedir a apreensão de um menor procurado por tráfico e roubo na noite anterior.
Segundo a Polícia Civil, o adolescente em questão é apontado como “um dos principais ladrões de carros do estado” e atua como segurança de Edgar Alves de Andrade, o Doca, membro da cúpula do Comando Vermelho (CV).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Artista é indiciado por 6 crimes
Após o episódio, o artista teria buscado refúgio no Complexo da Penha, onde publicou um vídeo nas redes sociais desafiando a polícia: “Aí! Eu quero ver você vir aqui, pô! Me pegar aqui dentro do complexo! Não vai me pegar, sabe por quê? Porque vocês peida!”.
A ordem de prisão contra Oruam foi emitida pela juíza Ane Cristine Scheele Santos. Ele responderá por tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal.
O secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Felipe Curi, afirmou nesta terça-feira, 22: “Se havia alguma dúvida de que o Oruam seria um artista periférico ou um marginal da pior espécie, hoje temos certeza de que se trata de um criminoso faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção que seu pai, Marcinho VP, controla à distância, mesmo estando preso em presídio federal”.
A defesa de Oruam disse que não teve acesso ao inquérito policial até o momento, e que, por isso, não vai se manifestar.
Ação terminou em confronto e ferido; polícia cita tentativa de intimidação
Segundo a corporação, policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) receberam informações do setor de inteligência indicando que o menor estaria na casa de Oruam, localizada no bairro do Joá, na zona oeste da capital fluminense. A equipe usou uma viatura descaracterizada para monitorar a movimentação.
O adolescente foi abordado pelos agentes ao deixar o imóvel, acompanhado de quatro pessoas. Os policiais anunciaram a apreensão do menor e recolheram um celular e um cordão que estavam com ele. Neste momento, segundo o relato da Polícia Civil, Oruam e outros oito homens surgiram na varanda da residência e iniciaram hostilidades, com xingamentos e arremesso de pedras contra os agentes. Um policial ficou ferido.
Ainda conforme a polícia, os homens desceram do imóvel e mantiveram as agressões. “Um deles, inclusive, citando ser filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, uma das principais lideranças do Comando Vermelho, como forma de intimidação”, declarou a corporação.
Durante a confusão, um dos suspeitos correu para dentro da residência, o que levou os policiais a entrarem no imóvel para efetuar a prisão. Ele foi autuado em flagrante por desacato, resistência qualificada, lesão corporal, ameaça, dano e associação para o tráfico. Oruam e os demais envolvidos fugiram do local, de acordo com a polícia.
Nas redes sociais, o rapper publicou um vídeo em que pessoas aparecem xingando os policiais. Em texto, escreveu: “Os policiais estavam tentando me prender”.
Histórico de ocorrência no mesmo endereço
Esta não é a primeira vez que o endereço de Oruam é alvo de operação policial. Em fevereiro deste ano, o rapper chegou a ser preso em flagrante pela Polícia Civil durante o cumprimento de mandados contra um envolvido em disparo de arma de fogo ocorrido em Igaratá, São Paulo, em dezembro de 2024.
Na ocasião, os agentes encontraram na residência um homem com mandado de prisão em aberto por organização criminosa. Oruam foi autuado por favorecimento pessoal, mas foi solto no mesmo dia. Após a liberação, declarou que não sabia da pendência judicial do indivíduo. (Com informações da Agência Brasil)
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente