Zelador ajudou a conter agressor durante ataque em escola no RS

Tragédia em escola municipal de Estação, na região Norte do Rio Grande do Sul, deixou uma criança morta e três pessoas feridas; agressor foi imobilizado por populares

07:47 | Jul. 09, 2025

Por: Victor Marvyo
Polícia Civil segue as investigações para apurar motivações do crime (foto: Polícia Civil do RS/Divulgação)

Um ataque com arma branca em uma escola municipal da cidade de Estação, no norte do Rio Grande do Sul, deixou uma criança morta e outras três pessoas feridas, na manhã desta terça-feira, 8. O autor do crime é um adolescente de 16 anos, que foi contido por populares, entre eles o zelador da escola.

A vítima fatal foi o estudante Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos. Outras duas crianças, meninas de 8 anos, também foram feridas e encaminhadas ao hospital — uma delas já recebeu alta. Uma professora de 34 anos foi atingida ao tentar conter o agressor.

O ataque ocorreu por volta das 10h na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no centro da Cidade, onde cerca de 150 estudantes estavam no momento.

Ataque ocorreu dentro da sala de aula

De acordo com o coronel Carlos Alberto Aguiar, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Norte, o agressor usava duas facas e bombinhas dentro da escola para assustar as crianças.

“Ele portava dois facões grandes e utilizou rojões que causaram buracos na sala de aula. Isso gerou pânico entre os alunos. O ataque ocorreu dentro da sala e na porta”, afirmou o coronel.

LEIA MAIS| Mais de R$ 50 milhões são bloqueados em operação contra desvio de recursos públicos no Ceará

 

LEIA TAMBÉM| Reforma da Praça do Ferreira deve ser concluída até 27 de novembro, antes do Natal de Luz

Professora e vizinha agiram para proteger crianças

Em entrevista à Folha de S.Paulo, uma professora do maternal, que pediu para não ser identificada, relatou o momento de tensão vivido na escola.

“Estávamos em sala com crianças, uma mãe e alguns adultos. Começamos a ouvir gritos e alguém gritou para não abrirmos a porta. Então empurramos para evitar que o agressor entrasse”, contou.

A aposentada Ercinda Dala Corte, que mora em frente à escola, disse que estava no quintal quando ouviu os gritos. Rapidamente, abriu o portão de casa para acolher as crianças que fugiam do local:

“Vi muitas crianças e professores correndo. Pedi para entrarem. Era a única forma de protegê-los”, disse à Folha.

Jovem estava em tratamento psiquiátrico, segundo SSP

O agressor é morador da Cidade e não possui antecedentes criminais. A Secretaria da Segurança Pública do RS confirmou que o adolescente estava em acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano. Segundo o coronel Aguiar, no dia anterior ao crime, a mãe teria levado o jovem ao médico por notar que ele “não estava bem”.

Ainda não há confirmação de um diagnóstico formal. O adolescente foi apreendido e levado para a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, onde permanece sob custódia. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Escolas com aulas suspensas 

A Prefeitura de Estação anunciou que as aulas em toda a rede municipal estão suspensas por tempo indeterminado. Em nota, informou que está mobilizada para prestar apoio às famílias e à comunidade escolar.

“Estamos apavorados. Foi algo totalmente inesperado, ainda mais em um município pequeno, onde todos se conhecem”, declarou o prefeito Geverson Zimmermann (PSDB), em entrevista à rádio Uirapuru, de Passo Fundo.

A Polícia Militar do RS informou que irá reforçar o policiamento em escolas de toda a região.