De uma ponta à outra: o significado das "BRs" que cortam o Brasil

De uma ponta à outra: o significado das "BRs" que cortam o Brasil

Nomenclatura diz mais do que aparenta e pode ser um guia precioso para quem passa diariamente pelas estradas brasileiras e precisa se localizar

Quem já passou por rodovias certamente se familiariza com a expressão "BR". Presente em placas e sendo sempre seguida por alguma numeração, essa nomenclatura diz mais do que aparenta e pode servir de localização, sendo um guia precioso para quem passa pelas estradas brasileiras.

De acordo com Francisco Heber, do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), o nome "BR" significa que aquela é uma via federal. Elas são administradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ou concedidas à iniciativa privada. 

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Letras são acompanhadas por três números. Profissional explica que a primeira cifra indica a categoria das vias, conforme o Sistema Nacional de Viação (SNV).  

Por exemplo, aquelas rodovias que começam com 0 são as chamadas "radiais" e ligam Brasília ao interior do Brasil ou às capitais. Uma mostra disso é a BR-020, que conecta o Distrito Federal a Fortaleza.

Vias iniciadas com 1 são as "longitudinais", que conectam o Brasil de norte para sul. Aquelas que começam com 2 são as transversais, que ligam o país de leste para oeste. A numeração 3 representa as diagonais, que conectam o Brasil de Leste para oeste e as vias quem se iniciam com 4 são as chamadas rodovias de ligação, que ligam duas rodovias federais ou uma rodovia federal a um ponto ou localidade importante.

Significado dos números iniciais das BRs:

0 - rodovias radiais: ligam Brasília ao interior do País ou às capitais;
1 - rodovias longitudinais: ligam o País de norte para sul;
2 - rodovias transversais: ligam o País de leste para oeste;
3 - rodovias diagonais: ligam o País de noroeste para sudeste ou de nordeste para sudoeste
4 - rodovias de ligação: ligam duas rodovias federais ou uma rodovia federal a um ponto ou localidade importante.

Fonte: Francisco Heber, professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Guia para viajantes

Se o primeiro número da BR indica o tipo de rodovia que ela é, os dois seguintes apontam a posição da via em relação a Brasília e aos limites Norte, Sul, Leste e Oeste. Algoritmos podem variar de 0 a 99.

De acordo com o Ministério do Turismo, a numeração das estradas radiais alterna no sentido horário, desenhando uma espécie de circulo ao redor da capital federal. 

As vias longitudinais obedecem a uma lógica específica: se a rodovia tiver os dois últimos numerais entre 01 e 49 ela está, em ordem crescente do litoral para o interior, a leste de Brasília. Já se a numeração estiver entre 51 a 99 quer dizer que a via está localizada a oeste da capital federal.

Com as transversais, se os últimos números forem de 00 a 49 quer dizer que a via está ao norte de Brasília. Por outro lado, se numerais estiverem entre 50 e 99, significa que ela está ao sul da capital.

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Em relação as vias diagonais, segundo o Ministério do Turismo elas podem ser orientadas na direção Nordeste para Sudoeste ou no sentido Noroeste para Sudeste.

No primeiro exemplo "os dois números finais da rodovia variam, segundo números pares, de 00, no extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília e de 50 a 98, no extremo Sudoeste".

Já no segundo caso, "a numeração varia, segundo números ímpares, de 01, no extremo noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste". Por último, as rodovias de ligação podem se apresentar em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais. 

Essa "matemática geográfica" pode ser valiosa para viajantes que não têm experiências com estradas do tipo. De acordo com Flávio Cunto, especialista em Engenharia de Transportes, uma vez sabendo como as numerações funcionam fica mais fácil compreender detalhes como a direção e o sentido das rodovias.  

"Um viajante que trafega pela BR-101 sabe, automaticamente, que está em uma rodovia longitudinal (que cruza o país de norte a sul), indicado pelo primeiro algarismo, 1, e que está no ponto mais ao leste de Brasília, indicado pelos dois números seguintes, 01", explica. 

"Por exemplo, a BR 101 é a BR que a gente tem mais ao leste do Brasil. Ela é mais à direita, ela é cortando, ela é margeando o Oceano Atlântico. E por exemplo, uma BR como a BR 150, ela é mais para o interior também norte-sul mas ela é 150, ela já passa pelo meio do Brasil, então ela passa próximo à Brasília", completa Flávio.

Qual a diferença entre BRs e CEs?

Para entender como funciona a classificação de acessos viários no Brasil, é preciso saber que a rede de rodovias no País é formada de maneira hierárquica. Conforme Flávio Cunto, que é também professor do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, nessa hierarquia as BRs são as principais.

Além das BRs existem as rodovias estaduais, cuja nomenclatura inicia sempre com as duas letras da sigla do estado. No Ceará, por exemplo, elas são representadas por "CE", como a CE 085.

Ao contrário das federais, que operam em mais de uma unidade federativa, as estaduais operam dentro de um estado apenas e ficam sob gestão do governo estadual.

Conforme o professor Francisco Heber, aqui no Ceará as rodovias estaduais estão sob gestão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Além dessas rodovias, o docente cita as vias municipais, que são geralmente representadas por avenidas, ruas, alamedas, entre outras. 

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