Com mais de 500 kg, Juiz de Fora faz maior porção de torresmo do mundo
O marco foi batido no Festival de Torresmo & Costela, que ocorre em alusão ao dia Municipal do Torresmo, comemorado no domingo, 25 de agosto
Com 506,5 quilos (kg) de torresmo, o Festival de Torresmo & Costela bateu o recorde, pela segunda vez, de maior porção de torresmo do mundo. Preparada na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, a fritada do petisco iniciou-se às 9 horas e se estendeu até perto das 18 horas da última sexta-feira, 23.
Ao todo, dez mãos trabalharam para produzir a iguaria servida para duas mil pessoas. O recorde foi acompanhado por uma equipe de fiscalização do RankBrasil, e a nova marca vai ser enviada ao Guinness Book — livro dos recordes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao g1 Minas Gerais, o produtor do festival, Leandro Vaz, contou que foi usada uma tonelada e 200 kg de torresmo para chegar ao resultado final. Ele conta ainda que o torresmo cru e frio vai perdendo gordura e água quando é frito.
“Isso gerou uma apreensão durante a contagem, então optamos por uma quantidade maior do produto", descreveu.
Torresmo foi frito na própria gordura
O produtor explicou ainda que para fritar não foi necessário o uso do óleo, pois o petisco é preparado na gordura do próprio torresmo. "O resíduo do óleo [natural] vai ser doado para uma entidade que vai fazer produtos de limpeza com esse material. E, além disso, utilizamos gás natural encanado", disse.
A iniciativa integra as comemorações do Dia Municipal do Torresmo, celebrado neste domingo, 25, em Juiz de Fora. O Festival ocorreu no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio.