Rio Grande do Sul: tudo sobre o estado atingido pelas chuvas

Estado mais ao sul do Brasil tem sido assunto de notícias nacionais e internacionais por causa do desastre climático. Saiba tudo sobre Rio Grande do Sul

22:17 | Mai. 21, 2024

Por: Mariana Fernandes
Rio Grande do Sul: saiba tudo sobre o estado atingido pelas chuvas (foto: Divulgação/Estado do Rio Grande do Sul)

O estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma tragédia sem precedentes devido às chuvas, que causaram enchentes e deslizamentos, atingindo 464 dos 497 municípios.

Localizado mais ao sul do Brasil, o estado faz fronteira com a Argentina e o Uruguai e abriga mais de 10,8 milhões de habitantes.

O clima é bem dividido, com frio intenso no período entre o fim do outono e o inverno - entre os meses de junho e julho -. Já o verão, entre os meses de dezembro e março, costuma ter temperaturas acima dos 30ºC.

Rio Grande do Sul: Como aconteceu a tragédia ambiental?

Desde o fim de abril, mais de 400 municípios gaúchos tiveram bairros engolidos pelas enchentes. No entanto, o estado já sofria com chuvas de granizo dois dias antes.

No dia 29 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o primeiro alerta vermelho de volume elevado de chuva. No dia seguinte, foram registradas as primeiras cinco mortes.

Em primeiro de maio, mais de 144 municípios já tinham sido atingidos, e o estado decretou calamidade pública. A partir do dia 2 de maio, o número de mortos disparou.

Já no dia 4 de maio, 400 mil pontos estavam sem energia elétrica. Três dias depois, o número de desabrigados chegou a 160 mil.

No boletim divulgado no dia 21 de maio, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas e 161 óbitos foram confirmados.

LEIA MAIS | Informações seguras sobre as chuvas no RS

O Rio Grande do Sul teve terremoto?

A população do Rio Grande do Sul também foi surpreendida por tremores na Serra Gaúcha no último dia 13 de maio. Os abalos foram sentidos por moradores de três cidades e começaram por volta de 01h48 da madrugada, segundo a Rede Sismográfica Brasileira.

O evento é considerado raro para o período, e ainda não é possível afirmar se teve relação com as chuvas. A Rede Sismográfica Brasileira calcula que, nos últimos dez anos, a Serra Gaúcha teve 27 sismos, aumentando a probabilidade dos tremores serem de causas naturais.

Quem é o governador do Rio Grande do Sul?

O atual governador do Rio Grande do Sul é Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite (PSDB), de 39 anos de idade, reeleito nas eleições de 2022. Leite é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas.

Foi prefeito de Pelotas, sua cidade natal, entre 2016 e 2019. Também atuou como secretário municipal, vereador e presidente da Câmara Municipal.

Conheça o hino do Rio Grande do Sul

O hino Rio-Grandense tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. Veja a letra:

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta, pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Qual é a capital do Rio Grande do Sul?

A cidade de Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 26 de março de 1772. No ano seguinte, se tornou a capital da capitania.

Hoje com 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre passou a receber imigrantes de todo o mundo na primeira metade do século XIX. Alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses chegaram à cidade no decorrer dos anos.

O Rio Grande do Sul tem praia?

Apesar do sul do Brasil ser conhecido pelo clima frio, o litoral gaúcho tem 615 quilômetros de extensão, e as praias mais movimentadas estão no litoral norte. São elas:

  • Praia Capão da Canoa é a principal praia do Rio Grande do Sul. A cidade conta com largas avenidas e na beira-mar há calçadão e quiosques.
  • Praia Grande (Torres) é umas das mais conhecidas do estado. Ela possui 1,8 quilômetro de extensão e vai desde os molhes da barra do Rio Mampituba, na divisa com Santa Catarina, até a Prainha, próximo ao Morro do Farol.
  • Praia da Cal (Torres): Também com uma ótima estrutura, a praia da Cal está localizada entre o Morro do Farol e o Morro do Meio. A orla possui 600 metros.
  • Praia da Guarita: Com 200 metros, a praia da Guarita fica entre dois penhascos, além de possuir uma espécie de torre de pedra no centro.
  • Praia de Arroio do Sal é a preferida dos moradores de Caxias do Sul e região. O local é facilmente acessado pela Rota do Sol, rodovia que liga a Serra Gaúcha ao litoral norte do Rio Grande do Sul.

Times do Rio Grande do Sul

Com o atual estado de calamidade no Rio Grande do Sul, os times do estado sofreram prejuízos em seus centros de treinamento. A situação fez com que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendesse duas rodadas do Brasileirão devido às chuvas. 

Conheça os times do Rio Grande do Sul

  • Grêmio: O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903, em um restaurante da região central de Porto Alegre. O primeiro campeonato disputado pela equipe foi a Taça Wanderpreis, em que foram campeões oito vezes. O Grêmio é, junto ao Cruzeiro, o maior campeão da história da Copa do Brasil, com quatro taças.
  • Internacional: O Sport Club Internacional foi fundado em 4 de abril de 1909 pelos irmãos José, Henrique Poppe Leão e Luiz Madeira Poppe, como uma opção para os não-germânicos poderem disputar futebol em Porto Alegre. A primeira taça veio em 1913, no Campeonato Metropolitano de Porto Alegre. Desde então, a equipe colorada ganhou diversos títulos. Na década de 2000, eles conquistaram o Mundial, duas Copas Libertadores, a Recopa e a Copa Sul-Americana.
  • Juventude: O Esporte Clube Juventude foi fundado por 35 jovens da região de Caxias, no Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1913. Mas foi em 1954, que ele recebeu o convite para integrar a série elitista do futebol gaúcho.
  • Brasil de Pelotas: O clube da cidade de Pelotas (RS) foi fundado em 1911, por Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, que estavam insatisfeitos com a diretoria do Sport Club Cruzeiro do Sul. O time foi o primeiro campeão gaúcho, em 1919, e manda seus jogos no Estádio Bento Freitas, cujo nome é homenagem a um ex-presidente do clube.

  • Ypiranga: O Ypiranga Futebol Clube tem sua sede na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Foi fundada em 1924 e conquistou seu primeiro troféu quatro anos depois. Atualmente, a equipe disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

  • São José: O Esporte Clube São José de Porto Alegre foi fundado em 1913, por iniciativa de estudantes do colégio de mesmo nome. Mesmo sem sede própria, o time passou a existir e migrou por várias partes de Porto Alegre até adquirir o terreno da sua atual sede, em 1939.

  • Caxias: A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (S.E.R. Caxias) foi fundada em 10 de abril de 1935. Ela é a fusão de dois clubes rivais, o Rio Branco e o Rui Barbosa, com a denominação de Grêmio Esportivo Flamengo. Foi o primeiro clube do interior do Rio Grande do Sul a disputar o Campeonato Brasileiro, em 1976.

  • Aimoré: O time Aimoré é a equipe da cidade de São Leopoldo, região da Grande Porto Alegre. Fundado em 1936, teve sua primeira vitória contra o Sport Club Lombagrandense, de Novo Hamburgo. O time se profissionalizou em 1950, quando o Internacional convidou o clube para integrar a elite do futebol gaúcho.

  • São Luiz: O Esporte Clube São Luiz nasceu no dia 20 de fevereiro de 1938, em Ijuí, também no Rio Grande do Sul. Em 1950, passou a disputar a segunda divisão gaúcha. Entre muitas vitórias, destacam-se as conquistas do Campeonato Gaúcho da Série A-2 (2017), Campeonato Gaúcho – 2ª Divisão (1975, 1990, 2005).

  • Novo Hamburgo: O time de Novo Hamburgo foi fundado em 1911. Seu mascote é um sapato, em homenagem aos fundadores do clube, que eram funcionários de uma fábrica de calçados. Dentre seus títulos conquistados estão: Campeonato Gaúcho de 2017, Vice-campeão do campeonato gaúcho em 1942, 1947, 1949, 1950 e 1952, e sete vezes campeão gaúcho do interior.

  • Glória: Grêmio Esportivo Glória é um time fundado por trabalhadores do setor madeireiro em 1956. Apesar do seu tímido início, no decorrer do tempo passou a figurar entre as principais equipes de futebol do Rio Grande do Sul.

  • Pelotas: O time Pelotas é originado da fusão entre o Club Sportivo Internacional e o Foot-ball Club. Foi fundado em 11 de outubro de 1908 e atualmente disputa a série D do Brasileirão.

  • Santa Cruz: O Santa Cruz foi fundado em março de 1913, pelo grupo liderado por André Klarmann. O futebol profissional começou no ano de 1930, mas já nos anos de 1932 e 1933 o time foi vice-campeão do Interior. A equipe foi rebaixada no campeonato estadual de 2024. 

  • Gaúcho: Fundado em 12 de maio de 191, seu nome foi escolhido para fazer referência ao povo do Rio Grande do Sul. Em sua trajetória, a equipe conquistou 26 títulos municipais e 6 títulos estaduais.