Maranhão tem 30 cidades em situação de emergência; entenda

As fortes chuvas que atingem todo o Maranhão desde o mês de abril têm provocado cheia em rios do estado. Governador desmente que cidades estejam debaixo d’água

A Defesa Civil do Maranhão informou nesta quinta-feira, 9, que chega a 30 o número de municípios no estado em situação de emergência em razão das chuvas. O município de Santa Inês é o único em estado de calamidade pública.

Com imagens circulando de supostas inundações atuais no estado, o governador maranhense, Carlos Brandão, se pronunciou nas redes sociais. Conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, não há qualquer cidade coberta por águas neste momento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As fortes chuvas que atingem todo o Maranhão desde o mês de abril têm provocado cheia em rios do estado. Segundo a Defesa Civil, as famílias atingidas estão recebendo apoio das defesas civis nos municípios.

O órgão disse ainda que está trabalhando para a retirada das pessoas que estão em áreas de risco e que o governo do Maranhão tem fornecido refeições, por meio da rede de restaurantes populares.

Maranhão: governador diz que cidades não estão debaixo d'água

Na noite dessa quinta-feira, 9, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), se pronunciou nas redes sociais e desmentiu que cidades maranhenses estivessem debaixo d’água em decorrência das chuvas no estado.

O esclarecimento foi feito após imagens de alagamentos circularem nas redes sociais, em páginas que misturam conteúdos noticiosos com fofocas e vídeos virais.

“As imagens que circulam em páginas de notícias são referentes ao que enfrentamos no ano de 2023 ou de outro período”, pontou o governador. Segundo Brandão, todas as famílias desabrigadas na ocasião já retornaram às suas casas.

O governador afirma que este ano as dificuldades estão abaixo do que o Maranhão já passou e aponta que o cenário se deve também à força-tarefa preventiva realizada.

"Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar", continua o titular do Executivo maranhense. "Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere." (Com Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil)

Municípios em situação de emergência no Maranhão

Ao todo, 30 cidades estão em situação de emergência, pois os decretos municipais têm duração de seis meses. Confira:

  1. Formosa da Serra Negra
  2. São Roberto
  3. São João do Sóter
  4. Tuntum
  5. Monção
  6. Pindaré-Mirim
  7. Conceição do Lago Açu
  8. Lago da Pedra
  9. Lagoa Grande do Maranhão
  10. Carutapera
  11. Governador Nunes Freire
  12. Boa Vista do Gurupi
  13. Trizidela do Vale
  14. Cantanhede
  15. Palmeirândia
  16. Bacabal
  17. Jenipapo dos Vieiras
  18. Cachoeira Grande
  19. Buriticupu
  20. Arari
  21. Satubinha
  22. Anapurus
  23. Grajaú
  24. Colinas
  25. Matões do Norte
  26. Pedro do Rosário
  27. Peri Mirim
  28. Tufilândia
  29. Barra do Corda
  30. Barreirinhas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar