Instituto Brasil-Israel julga nota divulgada por Itamaraty

Instituto criticou o governo brasileiro por ter perdido mais uma oportunidade de compartilhar palavras firmes, justas e apaziguadoras sobre os ataques do Irã

Após nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores sobre os ataques do Irã contra Israel, o Instituto Brasil-Israel criticou neste domingo, 14, a posição do Ministério sobre o caso. “O governo brasileiro perdeu a oportunidade de condenar um ataque flagrantemente ilegal que pode elevar a instabilidade regional a níveis imprevisíveis”, destacou a organização em nota.

O instituto critica o governo brasileiro por não se solidarizar com as famílias israelenses. “Eles, infelizmente, preferiram abdicar de uma posição firme, não condenou os ataques, não se solidarizou com as famílias israelenses e optou por dar margem para dúvidas sobre o que se passou na madrugada de ontem”, destacou o comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A organização pontua ainda o fato de o governo brasileiro "ter perdido mais uma vez a oportunidade de compartilhar palavras firmes, justas e apaziguadoras".

“Esperamos que os profissionais experientes que lideram a diplomacia brasileira saibam, no futuro, adotar posturas mais equilibradas diante da realidade triste e complexa que assola a região”.

O Itamaraty destacou em nota que o governo brasileiro acompanhava com grave preocupação os envios de drones e mísseis do Irã em direção a Israel.

O Irã já havia assumido os ataques a Israel com cerca de 200 drones, mísseis e foguetes disparados, o Itamaraty informou que o governo brasileiro acompanhava a situação com “grave preocupação”.

Em entrevista à CNN, o embaixador de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, informou que já havia demonstrado desapontamento com o governo brasileiro diante da posição em relação aos ataques do Irã contra Israel.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Instituto Brasil-Israel Itamaraty governo brasileiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar