Prédio com mais de 100 apartamentos é evacuado em SP após colapso estrutural
Informações iniciais apontam para danos em três colunas no subsolo do edifício; Estacionamento também foi esvaziado por precaução
Um prédio residencial no município de Praia Grande, no litoral paulista, foi evacuado durante a tarde desta terça-feira, 13, após um colapso estrutural ser identificado por técnicos da Defesa Civil. Para evitar possíveis acidentes, os 133 apartamentos, as caixas d’água e o estacionamento do local foram esvaziados.
Imagens veiculadas nas redes sociais mostram o prédio se inclinando em direção à avenida Jorge Hagge. Neste momento, a construtora do residencial executa uma obra de emergência para estabilizar as colunas e, após nova vistoria, irá avaliar a realização de uma reforma definitiva. As informações são da CNN Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dentre os 23 andares do prédio, dezenove são destinados a apartamentos. Nos outros quatro, funcionam o térreo e o estacionamento. Moradores do local puderam sentir dois tremores no prédio antes de ele ser totalmente desocupado.
O impacto também pôde ser ouvido por residentes próximos ao local, como a dona de casa, Jussara Soares.
“Saí na janela porque pensei que alguém tivesse caído de lá de cima. Vi todo mundo correndo. Falaram que foram as colunas que se romperam. Achei que o prédio ia cair sobre o meu”, conta a vizinha em entrevista à CNN.
Veja vídeo:
Segundo o Corpo de Bombeiros, as colunas danificadas passaram por um cisalhamento, ou seja, sofreram deformação deslizando uma sobre a outra, e têm sobrecarregado os outros pilares.
“Com o cisalhamento dos três pilares, os demais pilares estão aguentando esforços a mais do que eles foram previstos. Por conta disso está sendo feito o escoramento para aliviar os demais pilares”, afirma o capitão da corporação, Thiago Duarte.
Ainda não há prazo para a liberação do edifício, que só poderá acontecer após um estudo da situação realizado por engenheiros da prefeitura, da construtora e da Defesa Civil.