Censo 2022: IBGE divulga coordenadas geográficas dos endereços
Essa é a primeira vez que a localização de todos os endereços do território nacional foram identificados com precisão pelo instituto
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira, 2, as coordenadas geográficas dos endereços do Censo 2022. Os dados, de forma simplificada, podem ser entendidos como endereços onde estão domicílios, estabelecimentos de saúde, de ensino, religiosos etc. As informações são da Agência Brasil.
As coordenadas foram obtidas por meio de georreferenciamento durante a visita dos pesquisadores aos domicílios. A coleta atende uma recomendação da Divisão de Estatística da Organização das Nações Unidas (ONU), pois permite a criação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos. Ao todo, o IBGE registrou 111.102.875 pontos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Essa é a primeira vez que todos os endereços do território nacional foram identificados com precisão pelo Instituto. Os dados podem ser usados para elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas. É possível, por exemplo, saber onde estão localizadas unidades de saúde de uma determinada localidade e quantas pessoas vivem no raio de influência desses estabelecimentos.
Os dados, além disso, podem identificar com exatidão quantos domicílios foram afetados por um deslizamento de terra em uma área de risco atingida por temporal ou qual o tamanho da população que reside na área de alcance de estações de metrô de uma cidade.
De acordo com o IBGE, é fundamental conhecer a distribuição da população pelo território brasileiro. “É preciso saber onde a população está concentrada, como ela está distribuída e qual a utilização que é destinada a cada uma das edificações construídas no país”, explica o Instituto, em nota.
Os materiais foram disponibilizados à população em mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama do Censo 2022.