PM que se negou a ajudar jovem negro ameaçado por homem armado vai responder por omissão

Policial aparece em vídeo se recusando a ajudar o rapaz e chutando sua barriga; caso aconteceu em São Paulo

19:44 | Nov. 15, 2023

Por: Gabriela Almeida
PM se recusa a ajudar jovem (foto: Reprodução | Ponte Jornalismo)

Circula nas redes sociais um vídeo onde uma policial fardada aparece se recusando a ajudar um jovem negro que está sendo ameaçado por um homem armado na frente da estação de metrô Carandiru, em São Paulo.

Além da recusa, ela chega a chutar a barriga do jovem. Caso registrado no domingo, 12, ganhou repercussão e a agente foi identificada, devendo agora responder criminalmente por omissão. 

Conforme CNN Brasil, a gravação foi feita por um repórter fotográfico que passava no momento em que a confusão acontecia. Imagens foram divulgadas pela Ponte Jornalismo. 

No registro, o jovem aparece sendo imobilizado por um homem enquanto é cercado por populares que gritam frases como: “Vai roubar não” e “Vai procurar um trampo”.

O garoto pede desculpas e consegue se desenvencilhar do grupo. É nessa hora que um segundo homem, de arma em punho, corre atrás dele, chuta suas pernas e em seguida aponta o armamento para o jovem.

Uma mulher que estava próxima da cena rapidamente se coloca na frente do rapaz negro, para evitar que ele seja baleado. Em seguida, ela tira ele do local e o leva para próximo de uma policial fardada, que apenas assistia a cena em um canto mais isolado da estação, sem intervir em momento algum.               

Quando o jovem se aproxima, no entanto, ela pede para ele se afastar e chega a chutar sua barriga. Segundos depois, ele consegue correr para longe do grupo que o cercava e o ameaçava.

Durante a ação, o repórter que filmava o momento chega a perguntar se a policial não interviria na cena, ouvindo dela para "ligar para o 190". No fim da filmagem, ele volta a se dirigir para a militar e pergunta "para quê a policia serve", já que mesmo fardada e portando arma ela não interviu na ação.

De forma ríspida, policial ameaça prender ele e diz estar de folga, reforçando que o procedimento é ligar para o 190 e chamar uma viatura. "Se você é da imprensa, eu sou da policia", dispara ainda. Segundo o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar, agentes devem agir em situações como essa, mesmo de folga.

Policial deve responder por omissão

Ainda conforme CNN Brasil, após a repercussão do vídeo, a Secretaria de Segurança Pública informou que identificou a agente e que ela "irá responder criminalmente e disciplinarmente pela omissão registrada em vídeo".

Pasta ainda considerou conduta da militar como grave e afirmou que postura “não condiz com as expectativas da sociedade e muito menos com as responsabilidades do profissional de segurança pública, que deve agir prontamente sempre que presenciar um crime, estando ou não em serviço”.