‘Minecraft’ vira ferramenta para ensino de matemática no interior de SP

Por meio de atividades com o jogo de blocos, que é uma febre entre crianças e jovens, professores do Senac têm trabalhado conceitos matemáticos e geométricos de forma lúdica e envolvente

No interior de São Paulo, o jogo de construção por meio de blocos ‘Minecraft’ se tornou ferramenta para o ensino de matemática a estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São José do Rio Preto, a cerca de 420 quilômetros da capital São Paulo.

Conforme o portal G1, por meio de atividades com o game, que é uma febre entre crianças e jovens, professores da unidade têm trabalhado conceitos matemáticos e geométricos de forma lúdica e envolvente. Isso porque o mundo virtual tridimensional do ‘Mine’, onde os jogadores podem mover e manipular para construir estruturas e objetos, permite explorar simetrias e padrões, além de desenvolver o raciocínio espacial e lógico.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com o uso do “Minecraft Education”, as atividades escolares passaram a ser estimuladas através da criatividade, o que tem proporcionado uma aprendizagem mais dinâmica. O resultado é a melhora no rendimento escolar que tem sido observada por professores como Talita Ferreira, responsável por ministrar a disciplina de matemática e suas tecnologias.

Estudantes aprendem conceitos matemáticos com ajuda do jogo de blocos 'Minecraft'
Estudantes aprendem conceitos matemáticos com ajuda do jogo de blocos 'Minecraft' Crédito: Senac Rio Preto/Divulgação

“A partir do problema proposto pelo professor, o aluno é estimulado a criar estratégias de resolução a partir de sua imaginação, conhecimento e a pensar sobre as possibilidades de construção que podem ser feitas com o uso de software, estimulando a criatividade dos alunos”, explica.

Segundo a professora, essa abordagem tecnológica apoia o ensino, a aprendizagem e a avaliação, o que torna mais acessíveis assuntos como geometria espacial, frações, potenciação, radiciação, volume, área de superfícies, perímetro, análise combinatória, proporcionalidade, dentre outras aplicações possíveis dentro do ambiente virtual.

“Eles podem construir diversos objetos no jogo, como casas e prédios, e isso os ajuda a entender melhor como funcionam os tamanhos e espaços. O jogo permite que o aluno desenvolva a criatividade, crie estratégias para resolver situações problema, use a intuição”, conta Talita.

“Por meio das construções em blocos e tomando cada bloco como uma unidade de volume, é possível criar induções, resolver problemas e realizar cálculos a respeito do conceito de área e volume de alguns prismas”, detalha.

Ao portal G1, a docente relatou que após a introdução do método no ensino de matemática, os resultados no desempenho dos alunos foram positivos.

“Os alunos obtiveram rendimentos ótimos, mesmo que alguns alunos no decorrer do processo precisaram conhecer o software. O que antes parecia ser algo metódico, complicado e mecânico para os alunos, com a atividade do Mine, a Matemática se torna mais prazerosa, divertida, criativa e super possível de ser compreendida”, diz.

Ainda de acordo com Talita, implementar o jogo como ferramenta de ensino traz alguns desafios como “desenvolver outras atividades com o uso desse software, pois os alunos gostam tanto que querem utilizar mais vezes”.

“O Minecraft é um jogo que se popularizou muito entre os adolescentes, principalmente na idade em que lidamos com os alunos no Ensino Médio. O jogo faz parte da cultura desses alunos. O Mine já alcançou a meta de mais de 200 milhões de usuários. Sendo assim, o Mine nos ajuda a estar mais próximos dos alunos, partindo de temas de sua cultura e interesse, a ferramenta se torna uma aliada, tornando a atividade mais divertida e interessante para os alunos”, pontua a professora.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

minecraft ensino matematica minecraft ferramenta ensino minecraft matematica senac rio preto sp senac rio preto sao paulo educacao tecnologia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar